Lançado recentemente em Acesso Antecipado na Steam, Brighter Shores é o novo MMORPG gratuito de Andrew Gower, criador de RuneScape. O jogo tem gerado discussões entre a comunidade por incorporar um sistema de progressão incomum. Ao contrário de muitos MMORPGs, que permitem aos jogadores progredirem continuamente em poder, Brighter Shores exige que os jogadores reiniciem sua progressão a cada novo episódio.
Na Steam, a desenvolvedora Fen Research Ltd detalhou o funcionamento do sistema de progressão de Brighter Shores e incentivou os jogadores a “darem uma chance” ao jogo. Em cada episódio, os jogadores escolhem uma nova classe para evoluir e explorar, mas, ao avançarem para o próximo episódio, o progresso não é transferido. Eles podem voltar aos episódios anteriores e continuar com suas classes antigas, mas o avanço não é integrado entre os capítulos. Essa mecânica, que “reseta” o personagem a cada novo episódio, tem deixado muitos jogadores frustrados. Afim de amenizar as críticas, os devs liberaram um update que mostra o nível total do jogador ao lado do progresso individual em cada episódio.
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Segundo os desenvolvedores, o jogo foi projetado para ser acessível tanto para jogadores que podem dedicar várias horas por dia quanto para aqueles que têm apenas alguns minutos. Para equilibrar a experiência de todos nos novos episódios, a equipe adotou uma abordagem em que a progressão é reiniciada a cada capítulo, permitindo que jogadores de todos os níveis participem sem enfrentar dificuldades exageradas ou falta de desafio. Diferente de jogos que limitam o nível máximo ou ajustam automaticamente o poder dos inimigos, Brighter Shores evita o “conteúdo morto” e a perda de conquistas, mantendo a sensação de progresso e oferecendo novos desafios em cada episódio.