Recentemente a Cryptic Studios, responsável por Star Trek Online, enfrentou algumas demissões e a Deca Games assumiu o controle do jogo. Com isso, houve uma abertura para novas estratégias de monetização do MMORPG baseado na série de televisão que foi ao ar em 1966. Não é a primeira vez que o jogo tem mudanças neste sentido. Sabendo disso, bora entender melhor esse modelo de monetização?
Originalmente Star Trek Online foi disponibilizado como um título com acesso por assinatura mensal, monetização que foi abandonada em 2012 para se tornar um jogo Free-to-Play com uma espécie de “premium” por assinatura, chamado Status Gold que davam alguns benefícios exclusivos aos jogadores. No entanto, essa opção foi removida em 2018, embora a tentativa de abandono do modelo de assinatura não tenha tido grande sucesso na época. Agora, em vez de uma assinatura mensal, os jogadores podem adquirir o “sub vitalício”, um pagamento único, que hoje está custando R$ 960, que oferece benefícios permanentes, como vantagens e recompensas especiais dentro do jogo. Desta forma, quem já era assinante até janeiro de 2024 terá automaticamente sua assinatura convertida para esse “sub vitalício”, sem custo adicional.
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Embora o valor dessa assinatura vitalícia seja consideravelmente alta, e já estava disponível a certo tempo, sendo agora a única opção, o número de jogadores que adquiriram ela anteriormente é desconhecido. Ou seja, não dá para saber se será uma estratégia muito boa não para o futuro do jogo. Há especulações de que essa mudança pode ser um sinal de que o título está se aproximando de sua fase final, com a Deca Games preparando-o para entrar em estado de manutenção ou encerramento. Por outro lado, pode ser apenas uma tentativa de reorganizar e simplificar o modelo do jogo.