CEO da NCSoft aponta que má reputação de “Pay-to-Win” explica o fraco desempenho de ‘Throne and Liberty’ na Coreia

Publicado em 13/10/2024 - 00h03 por Máiron Vieira

Throne and Liberty, da NCSoft, tem demonstrado resultados expressivos desde seu lançamento global, mesmo sem alcançar o sucesso esperado na Coreia do Sul. Com mais de 3 milhões de contas criadas em apenas uma semana, o jogo registrou um pico de 336.300 jogadores simultâneos na Steam. Nas últimas 24 horas, o pico foi de 263.415 jogadores, posicionando o título como o quarto mais jogado da plataforma. O sucesso no ocidente destaca um contraste marcante com o fracasso no mercado asiático, levando muitos especialistas da indústria a buscar explicações para esse fenômeno.

No ocidente, Throne and Liberty tem elogiado pelos gráficos impressionantes e mecânicas de jogo envolventes. Isso surpreendeu os executivos da NCSoft, que, embora previssem o sucesso, não esperavam que ele fosse tão expressivo. Contudo, mesmo com o destaque global, o modelo “pay-to-win” (P2W) é visto como um obstáculo para a popularidade do jogo em alguns mercados. Na Coreia do Sul, o desempenho foi decepcionante, com o jogo enfrentando desafios como a fusão de servidores em janeiro e maio deste ano.

Segundo o CEO Kim Taek-jin, um dos fatores que contribuíram para esse fracasso foi a percepção negativa dos jogadores coreanos em relação à NCSoft, muito criticada por sua abordagem agressiva de monetização. Para suavizar essas críticas, a empresa ajustou seu modelo de negócios antes do lançamento global, permitindo que alguns itens premium pudessem ser adquiridos com Lucent, uma moeda gratuita dentro do MMORPG.

Embora Throne and Liberty tenha ganhado força fora da Coreia, algumas controvérsias persistem. O fato de o Lucent, moeda premium do jogo, também poder ser comprado com dinheiro real mantém o modelo de negócios sob críticas. Um colaborador da produtora destacou que, apesar dos desafios, o desempenho do jogo em mercados estrangeiros, onde o gênero MMORPG é menos saturado, traz perspectivas otimistas. Ele acredita que, com ajustes e uma gestão adequada, a NCSoft pode aumentar a aceitação global do título. “Acredito que o sucesso foi possível porque havia menos estereótipos sobre gêneros de jogos e empresas no ocidente”, comentou ele.

“Os usuários no ocidente são sensíveis a itens probabilísticos, elementos de sorte e sistemas de monetização, e é nisso que precisamos focar. Com o fluxo atual de jogadores, melhores resultados virão se demonstrarmos nossa capacidade de gestão.” Assim, especialistas da indústria, mídia e a própria empresa concordam que o futuro de Throne and Liberty no ocidente dependerá da forma como o jogo será gerenciado a longo prazo, determinando se o título se consolidará como um sucesso ou enfrentará dificuldades.

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