Após várias semanas de especulações, que incluíram vazamentos e a autorização para lançamento na China, a Square Enix, em colaboração com a Tencent Games, finalmente anunciou oficialmente que Final Fantasy XIV terá uma versão mobile. A revelação ocorreu durante o concerto FF14 Eorzean Symphony em Guangzhou, na China.
A parceria entre Square Enix e Tencent começou em 2018 e ganhou força em 2021, quando Yosuke Matsuda, então presidente da Square Enix, mencionou colaborações em andamento com a gigante chinesa. Final Fantasy XIV, que foi lançado originalmente em 2010 e relançado como Final Fantasy XIV: A Realm Reborn em 2013, é conhecido por seu vasto mundo, missões envolventes com personagens caricatos e a possibilidade de evoluir personagens por meio de batalhas, crafting e exploração.
Dica: sofrendo com lag ou instabilidade em jogos online? Vale a pena experimentar o ExitLag gratuitamente , que otimiza a rota até os servidores e pode reduzir o lag em até 70% em jogos como Aion 2, WoW, Valorant, Black Desert, e outros mais de 1000 jogos.
Apesar do desempenho variado das adaptações mobile anteriores da franquia, a expectativa é alta de que Final Fantasy XIV Mobile possa revitalizar a série nas plataformas móveis. No entanto, ainda há dúvidas sobre qual modelo de monetização por assinatura será adotado para esta versão, que já teve seu nome revelado: Final Fantasy: Crystal World (tradução direta). Resta saber se o jogo será disponibilizado em outras regiões do mundo no futuro.