Se você não consegue deixar o passado para trás e está procurando pelos melhores MMORPGs antigos (clássicos) que seguem disponíveis até hoje, é bom saber que não são poucas as lendas do gênero que continuam superando o teste do tempo. Pois é! Muitos games “das antigas” seguem firmes e fortes e alguns até chegaram a ficar indisponíveis por um tempo, mas retornaram com tudo. Em outras palavras, por mais que aquela “fase dourada” do gênero (que rolou lá no início deste século) tenha passado, os veteranos ainda podem reviver memórias incríveis. E, claro, foi por saber disso que eu separei aqui 15 MMORPGs clássicos que ainda estão operando “a todo vapor”… vamos conferir a seleção?
Flyff Universe (2004)
Para dar início a esta seleção com os melhores MMORPGs antigos que podem ser jogados até hoje, temos o ótimo Flyff Universe. Sim, eu sei que esse jogo ficou disponível em 2022, mas a verdade é que ele é uma versão de navegador do clássico Flyff, lançado lá em 2004. Isso quer dizer que o título oferece tudo aquilo que o game original oferece, tendo como principal diferença o fato de ele ser mais acessível. E a verdade é que esse jogo “das antigas” realmente garante boas horas de diversão. Seus gráficos em estilo anime continuam bem atrativos e as muitas mecânicas criativas do seu loop de gameplay o tornam uma opção de alto nível para os veteranos do gênero. Em suma, essa é uma opção leve e boa o bastante para merecer a sua atenção.
Grand Chase (2003)
Grand Chase é um dos games clássicos que acabaram ficando indisponíveis por um tempo e depois retornaram com tudo. O jogo foi liberado lá em 2003 e conseguiu cativar legiões de players em vários cantos do mundo. Aliás, é importante ressaltar que o Brasil chegou a ter a maior base de fãs do jogo no passado. Não à toa, quando o título retornou, os players brasileiros celebraram de forma intensa. Cabe destacar que o game pende mais para o lado dos RPGs de ação e seus cenários 2.5D são muito bonitos, sem contar que os personagens parecem ter sido retirados de um ótimo anime shounen. Além do mais, há muitas classes interessantes e, desde o retorno, os updates vêm sendo liberados com uma boa frequência, o que é sempre uma boa notícia. Vale a pena conferir!
Guild Wars 2 (2012)
Bem, Guild Wars 2 não chega a ser tão clássico assim, mas o game já está na ativa há mais de dez anos e, por isso, sua presença nesta lista está mais do que justificada. Além disso, esse é um título que continua sendo muito bem cuidado pelos devs. Pois é! Pacotes de expansão continuam chegando de tempos em tempos e sempre acabam ajudando a ampliar as opções de entretenimento de uma forma substancial. De qualquer forma, apenas o loop de gameplay básico do título já é bom o bastante para deixar a galera gamer “no vício”. O jogo tem ótimas classes, muitas missões, belas histórias, diversas atividades envolventes, eventos, enfim… Esse continua sendo um dos maiores nomes do gênero e isso quer dizer que você não pode deixar de experimentá-lo.
The Lord of the Rings Online (2007)
Baseado em uma das maiores séries literárias de todos os tempos, The Lord of the Rings Online vem garantindo a alegria dos fãs de O Senhor dos Anéis desde 2007 e a verdade é que o game até ficou mais popular alguns anos após a estreia, visto que seu modelo Free-To-Play passou por mudanças e o acesso às melhores doses de conteúdo ficou mais fácil. Vale ressaltar também que os devs vêm promovendo vários updates, com vistas a manter a aventura atualizada, e até mesmo alguns ajustes gráficos têm sido feitos. Desse modo, quem decide encarar essa aventura acaba se deparando com uma versão incrível da Terra Média e uma boa série de mecânicas criativas. Portanto, essa é uma opção altamente indicada para todos aqueles que curtem jornadas com uma pegada mais fantasiosa.
Mu Online (2001)
Clássico inesquecível, Mu Online foi liberado na Coreia em 2001, mas sua versão global, que segue firme e forte até hoje, só chegou em 2003. Nesse caso aqui, é bom destacar que o jogo original fez tanto sucesso, que vários spin-offs acabaram sendo lançados ao longo dos anos. No entanto, a verdade é que o título original ainda é a “menina dos olhos” de muitos players, o que faz com que os devs continuem fazendo tudo o que podem para manter a aventura viva e atrativa. Lembrando que o game segue todas as premissas básicas do gênero à risca e é uma grande referência para diversos títulos que vieram depois dele. Suas várias classes são um destaque e tanto, e as muitas opções de entretenimento que marcam seu loop de gameplay o tornam uma daquelas opções que os fãs de MMORPGs precisam experimentar pelo menos uma vez na vida.
Neverwinter (2013)
Mesmo sendo o título mais recente desta seleção com os melhores MMORPGs antigos que ainda estão disponíveis, Neverwinter já tem mais de dez anos de vida e já passou por muitos altos e baixos. Esse é um daqueles games que não estão sempre marcando presença nos feeds de notícias da mídia especializada, mas conseguiram conquistar o coração de fãs muito fieis. Logicamente, por ser uma aventura inspirada pelo lendário Dungeons & Dragons, o game acaba tendo um apelo maior para os fãs de RPGs de mesa e aqueles que curtem aventuras fantasiosas, mas a verdade é que ele conta com atrativos dignos da atenção de qualquer player de respeito. Detalhe: os updates do jogo não são mais liberados com tanta frequência, mas, quando chegam, sempre conseguem “movimentar as coisas”.
Old School RuneScape (2013)
Apesar de ter sido lançado oficialmente em 2013, Old School RuneScape surgiu para transportar os fãs do clássico RuneScape para o passado. Isto é, como o game original evoluiu muito ao longo dos anos, os devs “entraram na onda” das experiências nostálgicas e criaram um jogo alternativo, que começou como uma espécie de mod do RuneScape de 2007. Como muitos anos já se passaram desde a estreia, o game também evoluiu, mas ele continua garantindo aquela experiências “retrô” que os veteranos do segmento dos MMORPGs tanto curtem. Não à toa, tivemos momentos em que a versão Old School superou a versão original do game (que segue na ativa e também é um clássico imperdível). Enfim, esse é outro game que merece o selo de “obrigatório”.
Priston Tale (2001)
Dentre os muitos MMORPGs coreanos que brilharam aqui no Brasil no início do século, Priston Tale é um dos mais emblemáticos. O jogo segue ativo até hoje e os brasileiros se dedicam a ele com muita atenção. Por consequência, os devs continuam liberando updates de tempos em tempos e promovendo eventos capazes de manter toda a comunidade devidamente engajada. Como não poderia deixar de ser (por se tratar de um jogo com mais de 20 anos), Priston Tale tem construções gráficas antiquadas, mas alguns upgrades na parte visual já rolaram e a verdade é que o título brilha mesmo por conseguir reunir tudo aquilo que torna os MMORPGs especiais e oferece esses destaques em um “pacote” muito bem ajustado. Sem dúvidas, essa é uma opção que ainda merece um olhar mais atento.
Ragnarok (2003)
Por ter recebido servidores focados na América Latina recentemente, Ragnarok Online tem passado por uma nova “fase de alta” e isso o faz merecer um lugar de destaque nesta seleção com os melhores MMORPGs antigos. O game é uma das maiores lendas do gênero e um verdadeiro fenômeno cultural em vários países, inclusive o Brasil. Essa é uma aventura que conseguiu cativar os corações dos players com um visual único, várias classes, mecânicas interessantes e atividades muito divertidas. E se a gente for parar para pensar com um pouco mais de atenção, uma conclusão óbvia vai surgir: o grupo dos MMORPGs foi altamente influenciado por essa lenda e todos os players de respeito deveriam experimentá-la pelo menos uma vez na vida (e estamos em uma ótima época para você fazer isso).
Royal Quest (2012)
Voltando a falar sobre games que ficaram indisponíveis por um tempo, mas retornaram com tudo, temos aqui o ótimo Royal Quest. Esse jogo foi liberado lá na Rússia (em um estágio Open Beta) em 2012 e o lançamento oficial só aconteceu alguns anos depois, junto com uma versão global. Depois, alguns servidores foram desligados, o jogo ficou inacessível, mas hoje já dá para curtir a aventura numa boa novamente. E sim, esse é um jogo digno de nota. Apesar de ter uma pegada mais “cozy”, o game oferece tudo aquilo que os melhores representantes do gênero costumam oferecer e suas atividades são sempre muito divertidas, com direito a alguns conflitos PVP bem disputados. No fim das contas, essa é uma opção que não chegou a ficar tão famosa, mas ainda é boa o bastante para players dos mais diversos estilos.
Star Wars: The Old Republic (2011)
Como o nome Star Wars tem um peso enorme, Star Wars: The Old Republic já chegou chamando a atenção de muita gente e, por mais que não esteja mais fazendo tanto “barulho” quanto outrora, o game ainda é um dos mais populares do gênero. Ao longo dos anos, o título recebeu uma boa quantidade de pacotes de expansão e hoje os updates não chegam mais com tanta frequência, mas o fato é que os fãs continuam se dedicando a ele com uma atenção especial. E como toda a aventura se passa no universo da lendária franquia Star Wars, que é rico em elementos impressionantes, não precisamos pensar muito para saber por que a galera gamer continua amando o título. Certamente, essa é uma aventura que ainda tem muita “lenha para queimar”.
Tibia (1997)
Sendo uma das maiores lendas do gênero, Tibia definitivamente não poderia ficar de fora desta seleção com os melhores MMORPGs antigos. O game foi liberado lá em 1997 e continua sendo um grande fenômeno. Isso mesmo! O jogo ainda é capaz de movimentar grandes legiões de players e o curioso é que os números registrados nos últimos anos são ainda melhores do que aqueles registrados quando o MMORPG era “a febre do momento”. E é óbvio que, por conta dessa “boa fase”, os devs têm trabalhado ainda mais para manter o jogo atrativo. Nesse sentido, é bom destacar que algumas novidades inesperadas surgiram recentemente e acabaram servindo como um reforço do compromisso que o time de desenvolvimento fez com o futuro do game. Logo, essa é uma alternativa que continua sendo imperdível.
Ultima Online (1997)
Mesmo não sendo tão popular quanto o lendário Tibia atualmente, Ultima Online ainda merece ser rotulado como uma das referências máximas do gênero. Esse game nasceu lá na década de 1990 e também ajudou a popularizar muitas das ideias que continuam sendo replicadas até hoje pelos MMORPGs. É bom destacar que o título ainda está sendo bem cuidado e até recebe boas novidades, mas acaba sendo ofuscado pelo Tibia. Ainda assim, se você está à procura de uma experiência realmente “old school”, que continua sendo apoiada por uma base de fãs muito fiel e por um time de desenvolvedores dedicados, essa é uma ótima pedida. E só para constar, em 2024, o título ganhou uma espécie de versão classic, chamada New Legacy, que promove um retorno às “raízes” do game.
WYD (2003)
Fechando esta seleção focada nos melhores MMORPGs antigos que ainda estão na ativa, temos o clássico WYD, de 2003. O game também passou por vários momentos complicados e teve diversos servidores desligados ao longo dos anos, mas continua em pleno funcionamento. Aqui, temos mais uma opção que segue as regras básicas do gênero à risca e nos transporta lá para o início do século, quando os MMORPGs eram a maior febre do mundo gamer. Cabe lembrar que o servidor oficial do jogo é operado por uma publisher brasileira e a comunidade de fãs aqui no nosso país tem sido forte o bastante para justificar a continuidade das atividades. De modo geral, essa não é a alternativa mais badalada da lista, mas ela tem um conjunto de atrativos que continua cativando muita gente.
RF online não ta nesse lista é até uma falta d respeito com o jogo. A redfox comprou os direitos e relançou o game que conta com bastante gente online.
Concordo, mesmo eu não jogando RF tinha que estar na lista com certeza, marcou uma geração.
Faltou tbm classicos como Lineage 2, AION e World of Warcraft, que são muito mais relevantes dos que aqui foram citados.
Trickster fechou tem muito tempo
Eu baixei, não fechou não.
Muito da hora para quem gosta de jogo oldschool
O vídeo do Ragnarok é épico.
AIKA voce precisa ter uns RS500-R$1200 pra PELO MENOS começar de antagonista +15 + acessórios+auxilio+doubles+asteria etc, se não, vai ser total frustração o jogo sendo free player, experiencia própria.
Crossfire é um caso engraçado, na maioria dos fps que joguei, só sobraram os viciados no servidor após todos esses anos, já no crossfire quando revisitei, o numero de ”generais” que parecem ter comprado a conta é gigante, acho que muitos players pularam do barco ganhando uns trocados.
Points Blank da tanto item free hoje em dia, que da pra dar umas balas mesmo sendo casual, bem diferente do que era a 10 anos atrás, mas só sobraram as LENDAS kk.
1200?? acho que você foi bem otimista amigo kkkkkkkkkk, se vc não vender seu celta e gastar no game vc nao joga, ponto final.
1200 era o suficiente pra pegar um ant +15, plus basilica/tiberica/+combo zereka e colar 8th, no meta do 95 isso ainda fazia pvp tranquilo.
o “era” que vc diz é bem “era” mesmo né, pq com 1200 hoje em dia vc nao pega nada no game
O que seria nada pra voce? meu comentário tem 1 mês e pouco, nessa época só 5 pessoas estavam de 99 +15, dava pra pegar um antagonista +15 com 500-600 pila e bater um pvp e fazer pve tranquilo.
Quem não jogou Planetside 2 recomendo jogar, ja joguei todos esses da lista menos o soldat, apesar de ser um jogo antigo, é o único que atualiza a engine e melhorias gráficas constante, sem contar que é um shooter fps de mundo aberto, não conheço nenhum outro na atualidade, apesar de muita gente falar que é pay to win, é semelhante a warframe, vc pode conseguir tudo dentro do jogo, só nao tem pve! é full pvp!