O grupo dos Melhores MMORPGs de anime é tão cheio de belas opções, que fica até meio difícil a gente decidir qual vai ser a aventura que vamos curtir. Afinal, se formos observar apenas o visual, as obras apresentam approaches diferentes para o chamado “estilo anime” e isso pode acabar impactando as jornadas e as primeiras impressões que temos. Sabendo disso, separei aqui 10 MMORPGs que fazem uso do apelo dos animes e ainda entregam loops de gameplay muito bons. Desse modo, você vai poder unir o útil ao agradável e curtir experiências visualmente alinhadas com as suas preferências e cheias de opções de entretenimento… vamos dar uma olhada na seleção?
Dungeon Fighter Online
No “ponto de partida” desta seleção focada nos melhores MMORPGs de anime, temos o lendário Dungeon Fighter Online. Esse game faz mais sucesso lá no Oriente, mas sua versão global segue firme e forte, e isso tem feito os devs continuarem liberando novidades com uma ótima frequência. E no que tange ao visual, o jogo simplesmente “dá um show”. A jogatina se desenrola sob uma perspectiva 2D e tanto os cenários quanto os personagens são muito bem desenhados, e os efeitos visuais são incríveis, o que acaba tornando a jogatina bem dinâmica. Vale ressaltar que ainda temos uma boa série de opções de customização e atividades capazes de nos manter “presos” ao game por muitas e muitas horas. Em suma, essa é uma lenda que todos os players devem experimentar pelo menos uma vez na vida.
Flyff
Sendo uma versão aprimorada de um MMORPG clássico, Flyff Universe se destaca por ter um enorme apelo nostálgico e ainda assim ser moderno o bastante para prender a atenção dos players mais novos. O jogo apresenta construções gráficas tridimensionais, mas tudo segue pela linha do mundo dos animes. E o mais interessante é que essa versão do game de 2004 roda diretamente nos navegadores, ou seja, você não precisa fazer qualquer tipo de download e pode começar a curtir a sua jornada rapidamente, via PC ou dispositivos móveis. E, claro, além do visual em estilo anime, o game conta com todos os atrativos que os MMORPGs mais populares costumam apresentar e algumas singularidades que o tornam ainda mais especial. Logo, essa é uma alternativa que merece um olhar mais atento.
Mabinogi
Na ativa desde 2004, Mabinogi é outro clássico que merece atenção. O game tem construções em estilo anime com traços bem marcantes e sua pegada é um pouco mais “cozy”. Aliás, é bom destacar que os devs estão trabalhando em um upgrade gráfico já faz um tempo e tudo indica que o game vai ficar muito mais impressionante quando a “remasterização” for finalizada. De qualquer forma, o fato é que o jogo, mesmo já sendo um veterano do mundo dos MMORPGs, ainda tem “lenha para queimar” e consegue prender a atenção de todos aqueles que procuram por uma experiência realmente diferenciada. E só para constar, o game continua recebendo atualizações com uma boa frequência e sempre há eventos bons o bastante para deixar as coisas ainda mais movimentadas. Ótima opção!
Nin Online
Por ser inspirado no lendário mangá/anime Naruto, Nin Online não poderia ficar de fora desta seleção com os melhores MMORPGs de anime. Ademais, o fato de o jogo ser um representante do grupo dos jogos construídos com técnicas de pixel art o torna ainda mais interessante. Cabe destacar que esse game já está na ativa há muitos anos, mas só recentemente chegou à Steam, o que quer dizer que ele está “em alta” no momento. O título é simples, em termos de execução, mas conta com mecânicas muito boas e chega a ser surpreendente como os devs conseguiram deixar as coisas bem movimentadas e dinâmicas, mesmo diante das limitações claras das técnicas de pixel art. Enfim, esse é um jogo bem modesto, mas dotado de atrativos capazes de fazer a alegria de qualquer fã de MMORPGs.
NosTale
Assim como Flyff Universe, NosTale apresenta construções em estilo anime que têm uma pegada mais tridimensional. E como os personagens têm um design do tipo “chibi”, as coisas acabam ficando bem singulares. Esse jogo também existe há um bom tempo e segue fazendo bastante sucesso, o que também quer dizer que os devs continuam com bons motivos para seguir cuidando muito bem dele. A jornada se passa em um mundo cheio de mistérios e biomas distintos e os players podem selecionar classes que alteram a experiência de uma forma considerável. Como bônus, ainda temos alguns sistemas secundários muito atrativos, que são ótimos para a gente curtir momentos de puro relaxamento. Portanto, se você está procurando por uma opção simpática e divertida, NosTale é uma boa pedida.
Phantasy Star Online 2: New Genesis
Phantasy Star Online 2: New Genesis é outro game que se apresenta como a versão otimizada de um clássico. Pois é! O Phantasy Star Online 2 foi lançado em 2012, mas a versão New Genesis só estreou em 2021 e promoveu um upgrade gráfico notável. O game faz parte de uma franquia lendária e se destaca por apresentar construções em estilo anime combinadas com uma pegada sci-fi futurista. Como não poderia deixar de ser, essa combinação acaba fazendo o MMORPG se tornar um dos mais impressionantes desta seleção e a boa notícia é que ele vai muito além das aparências. Isto é, ao apostar nesse game, a gente se depara com diversas opções de entretenimento e batalhas de tirar o fôlego. Detalhe: os updates continuam chegando de tempos em tempos e sempre acabam otimizando a experiência ao máximo. Vale a pena conferir!
Ragnarok Latam
É bem verdade que o Ragnarok Latam estreou não faz muito tempo, mas não podemos nos esquecer de que ele é apenas uma “versão localizada” de uma lenda que existe desde 2002. Esse game é um dos grandes impulsionadores do gênero e um dos seus maiores atrativos é justamente o visual. As construções gráficas seguem pela linha do estilo anime, mas a forma como os devs implementaram tudo é única. Os personagens têm uma profundidade muito interessante e as paletas de cores são lindas. Certamente, esse é um game que merece ser analisado com um olhar bem atento, pois ele é um deleite para os olhos. Ainda assim, não podemos nos esquecer de que a aventura é uma referência do gênero, ou seja, ela oferece um loop de gameplay completo (capaz de prender a atenção dos players por muitos anos) e certamente merece um lugar nesta seleção com os melhores MMORPGs de anime.
Toram Online
Toram Online não é um jogo tão “das antigas” assim, mas ele já está disponível há um bom bocado de anos e apresenta um “ar nostálgico” que remete a certos clássicos. Contudo, isso não quer dizer que ele não seja lindo. Pelo contrário, as construções 3D em estilo anime são muito bem feitas e até surpreendem com uma qualidade que não era comum para os jogos mobile da sua época. Hoje em dia, temos até uma versão para os PCs, mas o game tem toda aquela pegada de jogo de celular, o que o torna uma excelente opção para os fãs de MMORPGs que valorizam a mobilidade. De todo modo, o fato é que Toram Online oferece uma experiência muito sólida e digna da sua total atenção.
Tower of Fantasy
Tecnicamente, Tower of Fantasy é o jogo mais avançado e impressionante desta seleção. O game já segue pela linha dos projetos em estilo anime mais modernos e consegue impressionar, com seus cenários imponentes e as batalhas ricas em efeitos visuais incríveis. E como o game tem uma pegada sci-fi meio futurista, seus elementos acabam ficando muito mais atrativos. Vale ressaltar também que esse título apresenta vários personagens jogáveis e todos eles são muito bem desenhados, sem contar que seus estilos de combate variam bastante, o que acaba deixando o gameplay sempre com um ar de novidade. Sinceramente, eu acredito que Tower of Fantasy até merecia ser mais popular do que é, pois suas ideias são muito boas e há muito a se desbravar em seu vasto e belo mundo aberto.
Tree of Savior
Arrematando esta seleção com os melhores MMORPGs de anime, temos o ótimo Tree of Savior, que é um produto assinado pelo mesmo criador do lendário Ragnarok Online. Por conta disso, as semelhanças do game com o clássico MMORPG de 2002 acabam “saltando aos olhos”. Mesmo assim, o Tree of Savior aposta em uma temática diferente e isso já têm um impacto significativo nos cenários e nos estilos dos personagens. E como o título é mais recente do que a sua “fonte de inspiração”, ele acaba apresentando mais inovações técnicas e uma integração maior entre os elementos de design. Lembrando que esse jogo conta com duas versões globais distintas e os players do Brasil devem dar uma atenção especial para aquela que é comandada pela Papaya Play, já que a empresa vem operando com foco no público brasileiro.