O grupo dos Melhores MMORPGs de anime é tão cheio de belas opções, que fica até meio difícil a gente decidir qual vai ser a aventura que vamos curtir. Afinal, se formos observar apenas o visual, as obras apresentam approaches diferentes para o chamado “estilo anime” e isso pode acabar impactando as jornadas e as primeiras impressões que temos. Sabendo disso, separei aqui 10 MMORPGs que fazem uso do apelo dos animes e ainda entregam loops de gameplay muito bons. Desse modo, você vai poder unir o útil ao agradável e curtir experiências visualmente alinhadas com as suas preferências e cheias de opções de entretenimento… vamos dar uma olhada na seleção?
Dungeon Fighter Online
No “ponto de partida” desta seleção focada nos melhores MMORPGs de anime, temos o lendário Dungeon Fighter Online. Esse game faz mais sucesso lá no Oriente, mas sua versão global segue firme e forte, e isso tem feito os devs continuarem liberando novidades com uma ótima frequência. E no que tange ao visual, o jogo simplesmente “dá um show”. A jogatina se desenrola sob uma perspectiva 2D e tanto os cenários quanto os personagens são muito bem desenhados, e os efeitos visuais são incríveis, o que acaba tornando a jogatina bem dinâmica. Vale ressaltar que ainda temos uma boa série de opções de customização e atividades capazes de nos manter “presos” ao game por muitas e muitas horas. Em suma, essa é uma lenda que todos os players devem experimentar pelo menos uma vez na vida.
Flyff
Sendo uma versão aprimorada de um MMORPG clássico, Flyff Universe se destaca por ter um enorme apelo nostálgico e ainda assim ser moderno o bastante para prender a atenção dos players mais novos. O jogo apresenta construções gráficas tridimensionais, mas tudo segue pela linha do mundo dos animes. E o mais interessante é que essa versão do game de 2004 roda diretamente nos navegadores, ou seja, você não precisa fazer qualquer tipo de download e pode começar a curtir a sua jornada rapidamente, via PC ou dispositivos móveis. E, claro, além do visual em estilo anime, o game conta com todos os atrativos que os MMORPGs mais populares costumam apresentar e algumas singularidades que o tornam ainda mais especial. Logo, essa é uma alternativa que merece um olhar mais atento.
Mabinogi
Na ativa desde 2004, Mabinogi é outro clássico que merece atenção. O game tem construções em estilo anime com traços bem marcantes e sua pegada é um pouco mais “cozy”. Aliás, é bom destacar que os devs estão trabalhando em um upgrade gráfico já faz um tempo e tudo indica que o game vai ficar muito mais impressionante quando a “remasterização” for finalizada. De qualquer forma, o fato é que o jogo, mesmo já sendo um veterano do mundo dos MMORPGs, ainda tem “lenha para queimar” e consegue prender a atenção de todos aqueles que procuram por uma experiência realmente diferenciada. E só para constar, o game continua recebendo atualizações com uma boa frequência e sempre há eventos bons o bastante para deixar as coisas ainda mais movimentadas. Ótima opção!
Nin Online
Por ser inspirado no lendário mangá/anime Naruto, Nin Online não poderia ficar de fora desta seleção com os melhores MMORPGs de anime. Ademais, o fato de o jogo ser um representante do grupo dos jogos construídos com técnicas de pixel art o torna ainda mais interessante. Cabe destacar que esse game já está na ativa há muitos anos, mas só recentemente chegou à Steam, o que quer dizer que ele está “em alta” no momento. O título é simples, em termos de execução, mas conta com mecânicas muito boas e chega a ser surpreendente como os devs conseguiram deixar as coisas bem movimentadas e dinâmicas, mesmo diante das limitações claras das técnicas de pixel art. Enfim, esse é um jogo bem modesto, mas dotado de atrativos capazes de fazer a alegria de qualquer fã de MMORPGs.
NosTale
Assim como Flyff Universe, NosTale apresenta construções em estilo anime que têm uma pegada mais tridimensional. E como os personagens têm um design do tipo “chibi”, as coisas acabam ficando bem singulares. Esse jogo também existe há um bom tempo e segue fazendo bastante sucesso, o que também quer dizer que os devs continuam com bons motivos para seguir cuidando muito bem dele. A jornada se passa em um mundo cheio de mistérios e biomas distintos e os players podem selecionar classes que alteram a experiência de uma forma considerável. Como bônus, ainda temos alguns sistemas secundários muito atrativos, que são ótimos para a gente curtir momentos de puro relaxamento. Portanto, se você está procurando por uma opção simpática e divertida, NosTale é uma boa pedida.
Phantasy Star Online 2: New Genesis
Phantasy Star Online 2: New Genesis é outro game que se apresenta como a versão otimizada de um clássico. Pois é! O Phantasy Star Online 2 foi lançado em 2012, mas a versão New Genesis só estreou em 2021 e promoveu um upgrade gráfico notável. O game faz parte de uma franquia lendária e se destaca por apresentar construções em estilo anime combinadas com uma pegada sci-fi futurista. Como não poderia deixar de ser, essa combinação acaba fazendo o MMORPG se tornar um dos mais impressionantes desta seleção e a boa notícia é que ele vai muito além das aparências. Isto é, ao apostar nesse game, a gente se depara com diversas opções de entretenimento e batalhas de tirar o fôlego. Detalhe: os updates continuam chegando de tempos em tempos e sempre acabam otimizando a experiência ao máximo. Vale a pena conferir!
Ragnarok Latam
É bem verdade que o Ragnarok Latam estreou não faz muito tempo, mas não podemos nos esquecer de que ele é apenas uma “versão localizada” de uma lenda que existe desde 2002. Esse game é um dos grandes impulsionadores do gênero e um dos seus maiores atrativos é justamente o visual. As construções gráficas seguem pela linha do estilo anime, mas a forma como os devs implementaram tudo é única. Os personagens têm uma profundidade muito interessante e as paletas de cores são lindas. Certamente, esse é um game que merece ser analisado com um olhar bem atento, pois ele é um deleite para os olhos. Ainda assim, não podemos nos esquecer de que a aventura é uma referência do gênero, ou seja, ela oferece um loop de gameplay completo (capaz de prender a atenção dos players por muitos anos) e certamente merece um lugar nesta seleção com os melhores MMORPGs de anime.
Toram Online
Toram Online não é um jogo tão “das antigas” assim, mas ele já está disponível há um bom bocado de anos e apresenta um “ar nostálgico” que remete a certos clássicos. Contudo, isso não quer dizer que ele não seja lindo. Pelo contrário, as construções 3D em estilo anime são muito bem feitas e até surpreendem com uma qualidade que não era comum para os jogos mobile da sua época. Hoje em dia, temos até uma versão para os PCs, mas o game tem toda aquela pegada de jogo de celular, o que o torna uma excelente opção para os fãs de MMORPGs que valorizam a mobilidade. De todo modo, o fato é que Toram Online oferece uma experiência muito sólida e digna da sua total atenção.
Tower of Fantasy
Tecnicamente, Tower of Fantasy é o jogo mais avançado e impressionante desta seleção. O game já segue pela linha dos projetos em estilo anime mais modernos e consegue impressionar, com seus cenários imponentes e as batalhas ricas em efeitos visuais incríveis. E como o game tem uma pegada sci-fi meio futurista, seus elementos acabam ficando muito mais atrativos. Vale ressaltar também que esse título apresenta vários personagens jogáveis e todos eles são muito bem desenhados, sem contar que seus estilos de combate variam bastante, o que acaba deixando o gameplay sempre com um ar de novidade. Sinceramente, eu acredito que Tower of Fantasy até merecia ser mais popular do que é, pois suas ideias são muito boas e há muito a se desbravar em seu vasto e belo mundo aberto.
Tree of Savior
Arrematando esta seleção com os melhores MMORPGs de anime, temos o ótimo Tree of Savior, que é um produto assinado pelo mesmo criador do lendário Ragnarok Online. Por conta disso, as semelhanças do game com o clássico MMORPG de 2002 acabam “saltando aos olhos”. Mesmo assim, o Tree of Savior aposta em uma temática diferente e isso já têm um impacto significativo nos cenários e nos estilos dos personagens. E como o título é mais recente do que a sua “fonte de inspiração”, ele acaba apresentando mais inovações técnicas e uma integração maior entre os elementos de design. Lembrando que esse jogo conta com duas versões globais distintas e os players do Brasil devem dar uma atenção especial para aquela que é comandada pela Papaya Play, já que a empresa vem operando com foco no público brasileiro.
Comecei a jogar PSO2 graças as reviews desse site, e posso garantir que elas estão certas. Ainda sou level baixo mas o jogo está muito divertido até agora!
Dps de 800 hrs de PSO2 vou te passar a call. Upa nas Advance quest, tu vai repetir essas missoes umas 100 vezes, dps disso foca em pegar um arma +/- boa, qnd tu tiver no nv70 (as melhorzinha é nemesis e raven) e voltar a upar dnv pro nível máximo, pra upar ate o nível máximo o melhor é usar as Gold Key, pro equipamento late game tu vai fábricar com um NPC que fica do lado do laboratório de armas la no shopping plaza. Qnd terminar isso tu tem duas opções para de jogar ate chegar mais conteúdo ou tenta ficar fazendo Affix(isso vai te irritar pra crlh, é puro RNG)
São boas opções. Ainda assim, prefiro esperar Blue Protocol.
Triste ver que nem mencionam o Closers sendo que mencionaram os dois similares a ele (DFO e els).
Ainda jogo e gosto bastante dele, apesar de ser bem nicho e ter população meio baixa, mas se até AK coube ai então não tem desculpa.
E mudar o titulo da materia só pra poder colocar a porcariazinha do genshit no meio foi zoado também, venham em mim fanboys.
único que ainda da pra jogar é o genshin, o resto é lixo
SoulWorker é bom também , so tem que esperar encerrar o servidor da gameforge final desse mês e esperar a Dev lançar seu servidor global..
O DFO é um jogo muito bom, pena que tenha tantos problemas na steam e na venda de cash do jogo, alem do sistema de energia que é chatinho.
aura: é legal. mas sei lá, não me agradou tanto aquele 3D 7/10
blade and soul: 9/10 só não é 10/10 pq não tem para console e meu pc num guenta kkkkkk
DFO: 9/10 falta tradução em português, cash em dólar ( era melhor quando estava na lug, pelo menos era em reais T.T ) jogo muito bom 2D <3, meio repetitivo se for jogar sozinho ( o que vai acontecer bastante )
Elsword: 8/10 depois que saiu da lug conseguiu ficar pior. se você for pvp player, vai enfretar o lag e seu oponente devido ao ping zoado. cash em dólar também, jogo muito bom, mas me fez sair pelo pvp T.T saudades elesis.
GENSHIN: 9/10 Hum...ele é bom mas me incomoda não ter outros players na "RUA" sabe ? é como se o jogo fosse meio offline, não se se muda lá na frente depois de alguns leveis. mas eu gosto de ver a população de players num jogo kkkk armaduras brilhando de forma estranha e players top lv ( é tipo. uma motivação. "nossa eu quero isso kkk " )
KURTZPEL: 7/10 errr, ele parece um soulwork, era focado em pvp, com ar de kritika ( eu não curto kk ) mas uma dica de vida não jogue nada da kog por muito tempo.
MAPLESTORY: 9/10 ainda digo que ter jogos publicados no brasil dá bom kkkk pena que maples não está mais, é a mesma coisa cash em dólar e servidores. o maples dois faliu pq era 3D?
PHANTASY STAR ONLINE 2: 9/10 só é 9/10 pq tá no xbox e meu pc num guenta kkkkk sério esse jogo é bom !
RAGNAROK: 9/10 realmente eu acho que rag já deu. no teste do tempo ele passou, mas hoje tem tantas opções de ragnarok que não sei nem qual indicar kkk então...jogue um private, você terá mais coisas para fazer, vai conhecer pessoas que não são bots ( ou sim ) e, é isso kkk
TREE OF SAVIOR: 9/10 essa é até uma opção melhor que rag. um rag melhorado e que não é pra celular xD
WING OF MISADVENTURE: 8/10 Leve, pórem enjoa. ele começa todo bonitinho e realmente ele é lindo. mas ele vai ficando enjoativo. fora que o tempo que joguei a comunidade do discord estava meio estranha. o dono do jogo parecia beneficiar alguns players.
não é ruim, mas também não é bom... testa xD kkk
olha la tale consegue ser melhor que maple…pronto falei