Valve vai investigar Epic Games Store por utilizar arquivos da Steam

Publicado em 17/03/2019 - 21h35 por Márlon Vieira

Recentemente, um usuário do site ResetEra descobriu que o launcher da Epic Games Store está coletando dados e arquivos da conta dos jogadores no Steam, de forma invasiva, já que muitos usuários estão se sentido espionados pela desenvolvedora.

A Epic Games respondeu a essas acusações, afirmando que só importa seus amigos Steam com a permissão explícita do usuário. Abaixo segue a explicação completa da Epic Games.

“Usamos um pixel de rastreamento (tracking.js) para nosso programa Support-A-Creator, para que possamos pagar os criadores de conteúdo. Também rastreamos estatísticas da página. O lançador envia uma pesquisa de hardware (CPU, GPU e similares) em intervalos regulares, conforme descrito em nossa política de privacidade (consulte a seção “Informações que coletamos ou recebemos”).

Você pode encontrar o código aqui. O tráfego UDP destacado neste post é um recurso de inicialização para comunicação com o Unreal Editor. A fonte do sistema subjacente está disponível no github. A maioria da UI do ativador é implementada usando a tecnologia da Web que está sendo renderizada pelo Chromium (que é de código aberto).

O certificado raiz e o acesso ao cookie mencionados acima são resultado da inicialização normal do navegador da web. O ativador analisa seus processos ativos para evitar a atualização de jogos que estão atualmente em execução. Esta informação não é enviada para Epic. Nós apenas importamos seus amigos Steam com sua permissão explícita.

O lançador faz uma cópia local criptografada do seu localconfig.vdf Steam Arquivo. No entanto, as informações deste arquivo só são enviadas para a Epic se você optar por importar seus amigos do Steam, e somente os IDs com hash dos seus amigos serão enviados e nenhuma outra informação do arquivo.”

 

Resposta da Valve

Em um comunicado enviado ao site Bleeping Computer, a Valve disse: “Estamos investigando quais informações o Epic Launcher coleta do Steam. Esses são dados de usuários particulares, armazenados na máquina doméstica do usuário e não devem ser usados ​​por outros programas nem enviados para qualquer serviço de terceiros”.

Tá cansado de morrer em jogos online por causa do ping e lag supremo?
Leia mais sobre: