Relatório da Blizzard confirma que a empresa perdeu cerca 11 milhões de players ativos nos últimos três anos

Publicado em 05/05/2021 - 06h57 por Yohan Bravo

Nos meses de abril e maio, é bem comum as empresas revelarem seus relatórios financeiros, com vistas a dar aos investidores uma boa ideia acerca de como as coisas estão. Além dos aspectos relacionados ao dinheiro, esses relatórios também revelam outros números importantes. Nesse sentido, gostaria de chamar a sua atenção para o último relatório da Blizzard. Afinal, as informações apontam que a empresa está sofrendo com uma grande debandada de players… bora conferir?

Apesar de muita gente ainda se dedicar aos jogos da Blizzard, é bem verdade que a imagem da empresa ficou muito desgastada com o tempo. Ao longo dos anos, pudemos acompanhar diversos problemas de relações públicas, projetos de qualidade duvidosa, promessas não cumpridas e muito mais. E o último relatório da empresa confirmou que isso está afetando a base de jogadores ativos. Pois é! Mesmo com um resultado positivo, no que tange à grana, as informações apontam para uma queda de 29% no número de jogadores, em um período de três anos. Isso representa um total de quase 11 milhões.

Observando o gráfico da debandada, é possível perceber que, nos últimos três meses, a empresa perdeu 2 milhões de jogadores. Em outras palavras, a Blizzard continua faturando com seus diversos produtos, mas segue vendo a sua principal fonte de receita ser diluída com o tempo. Logicamente, esses números trazem à tona as questões problemáticas com a Activision, as histórias dos bônus assustadores para os executivos e outras coisas que fizeram muitos players perderem a fé que tinham na empresa. Resumindo, o que nos resta agora é continuar acompanhando esse fenômeno de debandada, a fim de verificar como isso tudo vai impactar os títulos e projetos futuros. Afinal, em algum momento, se tudo continuar como está, a “bomba vai estourar”.

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30 Comments so far. Feel free to join this conversation.

  1. Lunna George 05/05/2021 at 07:52 - Reply

    Tomara que continuem a cair, para que eles possam entender de uma vez por todas, que o povo que tem o poder nas mãos, se o serviço tá ruim, e não querem trabalhar para os consumidores, que caiam mesmo!
    beijos https://media0.giphy.com/media/Q2XItyDEQJJIc/giphy.gif

    • Kakashi Hatake 05/05/2021 at 08:08 - Reply

      Melhor comentário… XD

      • Lunna George 05/05/2021 at 11:02 - Reply

        Obrigada sensei Hatake Kakashi!

  2. Imperius Angiris 05/05/2021 at 08:27 - Reply

    A qualidade da Blizzard caiu muito. Estou com wow pago até agosto e não tenho nenhuma vontade de jogar, desde abril estou no gw2 e pelo jeito não volto mais pro wow.

    • MuMu 06/05/2021 at 17:56 - Reply

      GW2 existe tradução igual o ESO? Eu até tenho vontade de jogar mas a falta de tempo somado com ser inglês dá uma preguicinha

      • Yuri 06/05/2021 at 18:32 - Reply

        Infelizmente não, nem extra oficial tenho noticia. No forum do jogo os devs já deram indicações q não pretendem traduzir o jogo pra outras línguas além do atual inglês/frances/espanhol/alemão.

  3. Andersongib 05/05/2021 at 09:11 - Reply

    PoE Esmagando Diablo3, Gw2 Esmagando WoW (não é sobre qual é ruim e sim sobre Conteúdo)

    • Kaidron Dark 05/05/2021 at 18:27 - Reply

      Um momento amigo, o que seria esse Gw2? Eu já estou bem bolado com wow

      • Yuri 05/05/2021 at 18:47 - Reply

        GuildWars 2

        • Kaidron Dark 06/05/2021 at 14:46 - Reply

          vlw amigo, vc é um amigo

  4. Andersongib 05/05/2021 at 09:13 - Reply

    a blizzard paga uma equipe pra fazer remaster de um jogo mais não paga pra ampliar a equipe de desenvolvimento de novos titulos

  5. Sergio 05/05/2021 at 10:19 - Reply

    Torço para a Blizzard levar fumo, faz anos que eles vem explorando seus usuários ao extremo e com baixa qualidade de serviço.
    Tomara que sejam comprados por alguma empresa mais comprometida.

  6. vitor 05/05/2021 at 07:52 - Reply

    eu sempre olho para a blizzard com olhar negativo após compra warcraft 3 reforged, a empresa se perdeu muito.

    • Yuri 05/05/2021 at 11:11 - Reply

      Eu já vejo críticas severas a Blizzard poucos anos desde a fusão dela com a Actvision:
      – Cancelamento de projetos como Titan por medo de canibalismo e pra extrair mais do WoW que ainda estava no auge.
      – A mudança de foco para jogos simples mais rápidos e muito mais casuais como Overwatch, Heartstone, HotS (apesar deste ultimo ter sido considerado um erro da própria Blizzard desde de antes da fusão com a Actvision a não levar fé no mercado de mobas)
      – As reclamações de queda de qualidade/criatividade e conteúdo em WoW desde a expansão WoD, onde jogadores começaram a reclamar que o jogo estava começando a abandonar aspectos importantes de interação social e jogo multimassivo.
      – Apesar do sucesso de vendas e crítica, Diablo 3 foi mais tarde bastante criticado por ter um “fraco” end-game, pelos constantes problemas de rede causados pela BNET e pelo excesso de simplificação na build dos personagens, afastando diversos jogadores hardcore, vindos da geração anterior (Diablo 2) e que acabaram sendo atraídos por seu concorrente espiritual, o PoE.
      – A repentina tentativa de mudança de foco para o mercado mobile com Diablo Immortal que teve uma pessima recepção dos fãs.

      Se pararmos pra prestar atenção, tudo isso que ela fez faz sentido.
      – Se fundir com a Actvision a tornam mais forte com maiores orçamentos, equipe de desenvolvimento, marketing e influencia no mercado maior;
      – Criar um novo MMORPG como o projeto Titan de fato iria canibalizar o WoW que é até um dos lideres de mercado no gênero de MMORPGs (já há algum tempo que ele tem trocado de posição com FFXIV e até ESO);
      – Absorver mercado de jogos mais simples e competitivos como TCGs, MOBAs, e jogos de tiro rápidos fazia sentido na época, afinal ele movimenta milhões se não bilhões de dólares e atrai um novo público com muita facilidade.
      – Simplificar e colorir o Diablo 3 faz sentido para atraís uma base de jogadores que não se interessava por jogos muito complexos.
      – E o mercado de jogos mobile estava em franca ascensão correndo rios de dinheiro ali.

      O problema é que a Blizzard sempre foi conhecida por fazer jogos considerados como obras primas ao estado da arte. Se diferenciando pela qualidade, profundidade e complexidade de seus jogos. Ao tentar atender o mercado de games mais casual, mesmo prezando pela qualidade, eles não foram capaz de perceber que este publico é fundamentalmente diferente do publico fiel deles que é o pessoal mais hardcore. Ambos são como “gregos e troianos” e não se misturam bem.
      Enquanto que jogadores mais casuais vem em grandes ondas movidos principalmente pelo hype e pelo apelo de seus núcleos sociais, e gastam grandes quantias num curto espaço de tempo, este também passam com a mesma velocidade para o próximo hype rapidamente abandonando o jogo as moscas.
      Já jogadores mais hardcores se movem mais lentamente, são mais fieis, porem gastam mais lentamente, em compensação podem manter facilmente um mesmo jogo rentável por anos.

      E com a Blizzard perdendo o ponto aqui, assim como sua fusão com a Activision, ela tentou abraçar o mundo com as pernas e por ser grande e influente demais, tanto ela, como os próprios fãs e muitos jogadores demoraram a perceber a incongruência e que ela esta lentamente se desfazendo tentando atingir 2 mercados diametralmente opostos.

      No fim ela deixou de investir num novo MMORPG porque estava confortável com sua posição e não quis arriscar fazer um grande investimento para estimular um publico hardcore que ela já tinha e optou por ficar mantendo indefinidamente o jogadores mais hardcores do WoW com “pequenas” novidades e reajustes a cada nova expansão ao mesmo tempo que fica hypando os mais casuais com a “novidade” da “continuação” do jogo. Mas com o tempo os jogadores hardcore vão se cansando da mesmice e da falta de foco neles e os casuais vão se cansando do processo repetitivo e cíclico das expansões (afinal vão percebendo que sempre é o mesmo WoW com alguma novidadezinha ou uma roupagem nova, apenas continuando mais um pouco a história).
      Nos jogos casuais como Overwatch, Heartstone e eles estão percebendo que o publico casual já se foi, e mesmo o hardcore lentamente vai abandoando-os devido ao aparecimento de alternativas novas mais complexas e interessantes (Magic Arena) ou simplesmente por estarem se cansando da repetitibilidade do mesmo jogo e indo jogar outra coisa.
      HotS é um caso a parte como falei, porque é um Moba que chegou atrasado e a Blizzard não conseguiu acertar o ponto para concorrer com LoL e DotA2.
      O pessoal hardcores de D3, muitos foram pro PoE, e os casuais abandonaram desde que o jogo parou de receber grandes atualizações. E Diablo Immortal é uma para uma plataforma que tradicionalmente não agrada os jogadores hardcores.

      Porem não se enganem. Dificilmente a Blizzard irá falir. Agora ela provavelmente terá de escolher entre abandonar um dos mercados, ou separa-los com jogos e plataformas diferentes (ex.: casuais no Diablo Immortal e hardcore no Diablo 4). Ela apenas está vendo reflexo em alguns números das consequências mais “invisíveis” de muitas de suas decisões ao longo dos anos.

  7. Tilanga 05/05/2021 at 11:35 - Reply

    Notaram que a blizzard ta perdendo tudo cada dia mais depois que matou o Deca Cain? PS: nao se mata o protagonista mais pika de todos os tempos nao!

  8. Fernando Back 05/05/2021 at 13:43 - Reply

    ja demorou pra falir

  9. Biscoito xD 05/05/2021 at 12:13 - Reply

    Graças a Deus que vá pro fundo do inferno essa empresa porca

  10. Marcos 05/05/2021 at 13:51 - Reply

    Não adianta gente, a empresa ta longe de falir ainda, só com as vendas de Shadowlands eles lucraram horrores, e vai ser sair outra expansão que vão lucrar horrores novamente. A expansão Shadowlands não esta ruim, ta no começo e ja é melhor que BFA, o povo tem que entender que mmo ja ta saturando, e que sempre vai ser grind e mais grind, nenhum mmo escapa disso. Infelizmente a activision é uma empresa porca, mas que enquanto lucrar como ta lucrando, nada vai mudar, de nada adianta perder 11kk de jogadores e depois venderem milhões de copias das expansões.

    E não quero nem ver com o lançamento do Diablo 4…

  11. Rafa Pereira 06/05/2021 at 13:03 - Reply

    Fico feliz com essa notícia da minha antiga empresa preferida de games.

  12. Natan Guilherme Vicentin 06/05/2021 at 10:38 - Reply

    Que caia mais!

  13. diegodemelo braga 06/05/2021 at 18:13 - Reply

    Que bom fico super feliz com essa notícia eu sou um que não só saí como fiz propaganda contra essa empresa que cospe no bolso dos jogadores de Hearthstone eu lembro que na época que eu sai , nerfaram um deck que eu tinha gastado dinheiro e recursos do jogo p crafta um deck toptier, até aí tudo bem ninguém quer ser um idiota e não manter a saúde e zelar pelo game, o problema foi que o mesmo se repetiu para outros decks de outras classes que me fizeram perder 03 vezes esses recursos tempo e dinheiro e pau no meu cu fdc a blizzards tem como missao visao e valores nao ouvir a comunidade empresa que ta pouco se fudendo p mim eu caio fora mesmo. Tao só colhendo oq plantaram.

  14. Victor Fidelis 06/05/2021 at 23:01 - Reply

    Meus sinceros foda-se para essa empresa. Gosto das franquias, mas odeio a forma como a empresa trata os fans e lida com os problemas nos jogos, sempre cagando na boca dos players e ainda tem gente que aplaude ZzZzZZZ

  15. Victor Fidelis 06/05/2021 at 23:01 - Reply

    Meus sinceros foda-se para essa empresa. Gosto das franquias, mas odeio a forma como a empresa trata os fans e lida com os problemas nos jogos, sempre cagando na boca dos players e ainda tem gente que aplaude ZzZzZZZ

  16. ramnavilz 07/05/2021 at 02:11 - Reply

    Não tenho mais apreço algum pelas franquias desse grupo (Actvision/Blizzard).

  17. Rodrigo 07/05/2021 at 14:52 - Reply

    Só vim aqui avisar que a pagina inicial do site esta bugada (Testei no Google Chrome e no Firefox).
    Esta parecendo uma página de quando vc esta escrevendo o html do inicio kkkk

    • Márlon 07/05/2021 at 15:30 - Reply

      Aqui está normal :0 vou ver se há algo de errado

  18. João Junior 07/05/2021 at 15:27 - Reply

    Tudo começou com a Actvision, Destiny 2 estava nessa merda quando conseguiram se livrar começou a melhorar(falta muito mais ta caminhando pro lado certo). e a Tia Blizz está com seus dias contados por causa dessa merda de Activision.

  19. João Maia 09/05/2021 at 09:28 - Reply

    WoW tá tão lixo que eu que sempre fui chato com tradução to me divertindo como nunca no Guild Wars 2 que nem PT-BR tem, Blizzard tá fedendo já

  20. Ademar Castro 11/05/2021 at 13:21 - Reply

    A cada ano que passa a empresa explora mais e mais os consumidores, os fazendo refém de seu amor pelas franquias que a Blizzard é dona. Entretanto, é nítido que as pessoas estão percebendo e abandonando os jogos da empresa. A Blizz deve aumentar o preço de tudo nas lojas futuramente para compensar a debandada de jogadores.

    • Yuri 11/05/2021 at 14:41 - Reply

      Sim, a Blizzard tem aumentado o preço pra compensar a queda do número de players sabendo que os fãs estão dispostos a pagar. O problema é que isso não é sustentável. O aumento nos preços apenas acelera a queda no número de jogadores, e chega uma hora que ela não será suficiente. Além de que isso vai minando cada vez mais a reputação e popularidade da empresa.

      Porem acho q vai demorar pra ficar muito ruim, e tenho duvidas se eles não irão reagir. A Blizzard ainda tem o hype do D4 e deve ganhar uma tremenda grana dos jogadores de celular do Diablo Immortal. A única coisa que espero nisso tudo é queda de qualidade no final.

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