Final Fantasy XIV pode continuar online por no mínimo pelos próximos 5 anos, prevê Square Enix

Publicado em 22/02/2021 - 05h41 por Márlon Vieira

Com mais de 20 milhões de jogadores registrados, Final Fantasy XIV conseguiu se estabelecer com esplendor em um mercado cheio de dificuldades — são poucos os MMORPGs que conseguem se manter por vários anos online e atrair uma base de jogadores sustentável e crescente ao passar dos anos. Em entrevista ao The Washington Post, Naoki Yoshida, Diretor de FFXIV, falou sobre o que torna o jogo tão bem-sucedido e por que a Square Enix espera que ele continue avançando com novos conteúdos e ainda mais jogadores. 

Parte do segredo, disse Yoshida ao The Washington Post, está em como a equipe lida com os ciclos de desenvolvimento tradicionalmente rígidos necessários para dar suporte a um jogo ativo. Ele explica que, para Final Fantasy XIV, cerca de um terço de um novo conteúdo ou tempo de desenvolvimento de atualização é reservado para se concentrar na inovação. Ao fazer isso, os desenvolvedores recebem o espaço de que precisam para manter os jogadores atentos com novos conceitos, enquanto também evitam o desgaste que, de outra forma, ocorre com os ciclos repetitivos. Isso começa nos primeiros estágios de planejamento de novos conteúdos.

“Dito isso, existe um grande risco de tédio e fadiga. Para atenuar esse aspecto, é por isso que deixamos 30 a 40 por cento fora do pacote para que possamos enfrentar novos desafios, pensar em novas peças de conteúdo que possamos oferecer “, continua Yoshida. “E às vezes usaremos esse espaço em vários patches para trazer algo maior. Assim, ao fazer isso, ainda temos uma espécie de estabilidade em nosso conteúdo regular de 60 ou 70 por cento”. Yoshida também disse que Final Fantasy XIV pode nunca acabar, desde que as pessoas continuem voltando. Em sua atual taxa de crescimento de audiência, ele disse que a Square Enix prevê pelo menos mais cinco anos para o game

Alerta de oferta!
  • Notebook Gamer Asus Tuf Gaming F15 com um poderoso processador Intel Core i7, 16GB de RAM e placa de vídeo RTX 3050, por apenas R$ 6.071 à vista no pix. Não perca tempo, pois essa oferta é por tempo limitado e os estoques podem acabar rapidamente. Além disso, a entrega é gratuita para assinantes do Amazon Prime. Acesse agora e garanta o seu!

Fique por dentro das novidades! Siga a MMORPGBR no Google News e não perca nada. Clique para ficar atualizado!"

11 Comments so far. Feel free to join this conversation.

  1. CHARLES JOGOS 22/02/2021 at 17:04 - Reply

    Galera não tá tão otimista por lá, hein? kkkkkkk tem que pegar umas aulinhas com Runescape/Tibia/WOW e vários outros que já passaram dos 15 anos!

    • Hana Mioshi 22/02/2021 at 19:00 - Reply

      Olha não é bem assim, FF é um senhor mmorpg que está ai com milhões de players, enquanto WoW morre cada dia um pouquinho mais. Não em quesito de jogo, e jogadores, mas em questão de qualidade, lore fraca, grind eterno e repetitivo. resumindo nem só de wow vivem os mmos. Espero que um dia vire um free to play da vida pela ganancia suprema de uma empresa tão porcaria quanto é a Activision….Sem ofender, ou vir com o MIMIMI eterno de fanboy de empresa… Essa é a minha opinião… o.O

    • endrewsbh 22/03/2021 at 03:10 - Reply

      O que c ta falando amigo ? O jogo ja ta no mercado há mais de 10 anos , ele projetou no minimo mais 5 anos de ff 14 , isso não quer dizer que o jogo vai acabar dentre esse tempo . È o segundo MMO mais jogado do mundo , são 20 milhões de pessoas pagando mensalidade todo mês , acha mesmo que o jogo vai acabar ?

  2. DRaGão Azul 22/02/2021 at 22:28 - Reply

    Penso que além de Endwalker eles devem lançar mais uma expansão, e depois começar um novo MMO, com gráficos melhores. FFXIV faz muito sucesso mas acredito que com o final da história que começou com aRR seja um ponto final no FFXIV. Queria muito um FFXVII online pro PS6! Sonhar não custa nada!

    • Vinicius Maier 23/02/2021 at 15:16 - Reply

      Eu já penso diferente, acredito que fechando esse arco do scions of the seventh dawn (ninguém aguenta mais os ascian) abre muito mais possibilidade de explorar outras histórias. Imagina outro arco tipo o do warrior of the darkness ou daquela parte dos dragões com o Estinien e o Haldrath… Eu já fico todo hypado.

    • endrewsbh 22/03/2021 at 03:10 - Reply

      Cara , eles não vão lançar um FF 14 com novos graficos ou algo do tipo . Isso não é comum em MMORPG e eles não vao arriscar nisso , o FF 14 já tem sua fan base consolidada , ja é o segundo MMO mais jogado do mercado e cada dia que passa ele arrasta mais e mais players principalmente do seu inimigo WOW . Eles não vão simplismente mudar tudo . O que eu acho que eles vão fazer uma hora é uma melhoria grafica bem sútil , como WOW fez , mas nada de jogo novo ou algo do tipo.

  3. smeagol00 22/02/2021 at 22:47 - Reply

    Quitei já faz um ano +- e não pretendo voltar.
    O jogo foi excelente durante a jornada, não aquela ladainha de “só começa no lvl maximo”, mas quando chega no end-game, por mais que tenha muito conteúdo antes disso, também fica escasso e repetitivo.
    Cabei nunca jogando o FF11, fico no aguardo do próximo online agora.

  4. Eduardo Vexille 23/02/2021 at 10:48 - Reply

    Tentei gostar do jogo mas acabei desistindo. É um puta MMO, tem pontos que acho incrível (a criatividade e gameplay diferente de cada classe, com suas próprias mecânicas é mto legal) mas tem alguns pontos, que para o meu gosto, são relevantes demais para o lado negativo. Primeiro acho as builds dentro das classes muito iguais. Se vc pega dois DRG lv máximo, ambos vão ser basicamente idênticos em tudo. Isso me incomoda (e é uma tendência dos MMO novos parece). Segunda coisa que não me agrade é o “showoff” das skills. Parecem tudo igual também, são um brilhos e luzes todos meio parecidos. E terceiro a dependência de quest pra levelar. Teve horas que eu joguei o jogo por 1, 2 horas sem matar um mob sequer, só indo conversar com npc e voltando conversar com outro.

    • endrewsbh 22/03/2021 at 03:10 - Reply

      Cara … Eu parei de jogar o jogo 2 vezes durante o levelling justamente por causa das centenas de quests que pareciam infinitas . Mas vou te falar … Depos que cheguei no end game eu nunca mais larguei o jogo , é simplismente fenomenal , ainda mais pra quem curte conteudo hardcored com as raid savage .

  5. Marcos 25/02/2021 at 14:52 - Reply

    O povo tem que entender que talvez a ideia inicial era de lançar um FF online de tempos em tempo, como talvez o FFXVII ser online por exemplo. Mas lucrando do jeito que a empresa esta com o FFXIV, vai demorar um bocado pra lançarem outro mmo, por mais antiga que seja a engine é arriscado lançar um mmo novo mesmo com um nome famoso, por essas e outras que não vemos um GW3, WOW2 etc, mmo’s estão cada vez mais em baixa, o risco do jogo não ir pra frente é grande demais.

Leave A Response