Diretor revela que Symmetra de “Overwatch” tem autismo

Publicado em 10/03/2017 - 12h15 por Máiron Vieira

Novos detalhes sobre os personagens de “Overwatch” estão sempre sendo revelados, tornando-os cada vez mais complexos. Dessa vez o diretor Jeff Kaplan contou em uma carta para um fã que a suporte Symmetra possui Transtorno do Espectro Autista.

“Fico feliz que você tenha perguntado sobre Symmetra. Foi muito astuto da sua parte notar que ela mencionou o espectro na nossa história em quadrinhos. Symmetra é autista. Ela é um dos nossos heróis mais amados e achamos que ela faz um bom trabalho representando o quão incrível alguém com autismo pode ser.”

A filosofia de design da Blizzard sempre foi criar personagens que incorporam elementos de todas as pessoas. Na DICE, Summit Kaplan disse que a ideia era criar heróis que as pessoas poderiam se sentir próximas. Por isso o elenco de Overwatch é tão e diversificado.

Veja a carta postada no Twitter.

Fique por dentro das novidades! Siga a MMORPGBR no Google News e não perca nada. Clique para ficar atualizado!"


Oferta Imperdível!

34 Comments so far. Feel free to join this conversation.

  1. Luiz Cláudio 10/03/2017 at 13:03 - Reply

    HAAAAAAAAAAAAAAAMMMMMMMMMMMMMMMMM ENTÂO TÀ NÈ, UMA INFORMAÇÃO BASTANTE UTIL ~~

    • Máiron Vieira 10/03/2017 at 13:21 - Reply

      Mas a Blizzard gosta de dá estas informações “inúteis”. Recentemente também afirmou que uma outra personagem era lésbica, se eu não me engano.

  2. Helder 10/03/2017 at 14:17 - Reply

    “Eu sou obrigado a falar.” “Isso aqui tá uma poha.” O que tem a ver personalizar e sexualizar characters de games?! Dá cada vez mais nojo ver o que essa geração “do politicamente correto” está fazendo com TUDO. Já não era divertido entrar, escolher e jogar? Agora vai ter que saber a personalidade pra me basear com quem jogar? Imagino a cara do pai tradicional vendo seu filho de 12 anos jogando com uma bichona: “Que isso moleke?!” “Meu personagem purpurina *-*.”

    • Harpuia 10/03/2017 at 16:02 - Reply

      Interessante esse pai tradicional, irá ficar de xilique só pq o filhote joga com um char gay, mas se for um char assassino psicopata e bandido como vemos em muitos jogos por aí ta boa neh? Esse pai tradicional ta mais pra pai retardado.

      • Helder 10/03/2017 at 17:42 - Reply

        Se ele deixar o filho de 12 anos jogar um jogo de assassino psicopata o erro é dele sim, é interessante ressaltar que esses jogos são PEGI 18+. Usei de exemplo aqui porque Overwatch é meramente 12+. Mas minha resposta é tão óbvia que se você pensasse mais um pouquinho eu não precisaria estar aqui só pra dizer isso.

        • Harpuia 10/03/2017 at 19:31 - Reply

          Fala isso como se todos os personagens de overwatch sao bonzinhos. Reaper por exemplo era um assassino sangue frio que só ia para guerras pq gostava de ver o sangue das vitimas escorrer como ele fala nas hq. Junkrat era um psicopata que gostava de bullynar seus coleguinhas e foi parar no hospício. Mas ooooh personagens que tem histórias de fundo repletas de violência nao tem problema, mas se for gay eh o fim do mundo. E se você chegar aqui e falar que personagem gay faz seu filho virar gay é o mesmo que concordar com os pastores da record que falam que jogos violentos incentivam o comportamento violento.
          Mas isso eh idiotice meu amigo, pq um personagem ser gay tem que ser censurado na sua opinião? Isso eh praticamente uma opressão de liberdade, heteros podem aparecer na midia mas os gays devem viver escondidos da humanidade? Eh isso que vc pensa? Por acaso só o fato de um personagem ser gay jah o faz impróprio para crianças?

          • Helder 10/03/2017 at 21:50 -

            Mano. A questão não é censurar nada. Você está distorcendo meu comentário. Onde eu falei que alguma criança vira gay por ver algum personagem gay? Pela mor vai aprender interpretar texto. Minha indignação é contra essa hipocrisia das empresas exporem o “politicamente correto” com intenções tendenciosas. Quando se trata de ficção a hipocrisia é maior pois como não são personagens reais eles mesmo rotularam suas criações como preto, branco, altista, gay, lésbica, etc. Fora que as famílias tradicionais onde ainda se tem piupiu e pepeka também tem o direito de pensar o que quiserem. Minha posição sobre isso é simplesmente essa: DESNECESSÁRIO ou ainda: HIPOCRISIA DESNECESSÁRIA. Ninguém quer saber se a poha do personagem é gay, lésbica, negro ou altista, quem compra um JOGO quer se divertir e fim de papo.

          • Harpuia 10/03/2017 at 22:15 -

            “Imagino a cara do pai tradicional vendo seu filho de 12 anos jogando com uma bichona: “Que isso moleke?!” “Meu personagem purpurina *-*.””

            Essa parte deixa claro que você nao está reclamando apenas por ser “desnecessário”.

            Agora voltando ao assunto, se ng liga entao pq tem muitas postagens no forum perguntando se ela é gay ou reclamando disso? antes mesmo de revelarem isso jah havia postagens sobre isso. As pessoas por algum motivo se preocupam sim se o char é reto ou nao, caso contrario nao geraria polemica.

            E se é ficção idai? Um personagem ficcional não pode ter uma religião? uma opção sexual diferente? uma deficiencia? Um personagem ficiticio foi feito para se parecer vivo aos olhos do telespectador, entao não vejo nada de errado se essas coisas forem reveladas no jogo. Se vc nao liga pra que da piti por causa disso? qual o problema se o cara revelar que ela é autista? Voce reclamam de geração mimimi, mas quem ta de mimimi é vc reclamando por pouca coisa.

          • Helder 10/03/2017 at 22:26 -

            Eu disse mesmo, mas você tirou as conclusões. Eu apenas ilustrei a posição do pai de família tradicional, no caso, a surpresa, mas onde isso implica em dizer que a criança vai virar gay por isso? Hein?!

            E não, no meu ponto de vista não precisa ter nada disso. Por isso reforço aqui: DESNECESSÁRIO. Ainda mais desse jeito, out game. Se pra você não pega nada, beleza, eu respeito, mas pra mim, assim como para muitos isso é ridículo e é justamente pela existência da geração “mimimi sou correto” que esse tipo de coisa acontece.

            Eu só dei minha opinião, você que está se doendo. Não tem nada de mais mesmo, mas só cego não enxerga a intenção tendenciosa por trás disso, continue assim, engolindo tudo que a mídia te dispõe, vai se tornar mais um cabeça oca alienado.

          • Harpuia 10/03/2017 at 22:32 -

            “Eu disse mesmo, mas você tirou as conclusões. Eu apenas ilustrei a posição do pai de família tradicional, no caso, a surpresa. mas onde isso implica em dizer que a criança vai virar gay por isso? Hein?!”

            Por quais motivos o pai de familia iria ficar puto se nao fosse por achar que o filho vai virar bixa tb?

          • Helder 10/03/2017 at 23:07 -

            Cara, analisa bem, naquela parte específica do comentário eu nem sequer dei minha posição sobre, como se eu também estivesse imaginando.

            Mas nesse assunto de homossexuais eu nem me dou ao trabalho de debater: Peço que os mesmos gentilmente vão se zangar com o Universo e não comigo. A ordem primária do Universo, quer sejam bactérias, plantas ou que for sempre foi uma: Sobreviver. Logo a regra é essa: Macho e Fêmea continuam com a vida. Na verdade sem héteros nem mesmo existem novos gays. Mas não, tem que ficar calado, falou um “a” pronto: Fascista!! Homofóbico!! Preconceituoso!! Malafaia!! kkkk esse último foi trollada.

            Eu acho DESNECESSÁRIO trazer isso para o mundo dos jogos; mas enfim, as empresas pensam com o bolso e querendo ou não é um meio de fazer merchandising. No mais, você acha que não tem nada ver. E é isso, cada um com sua opinião.

          • Harpuia 10/03/2017 at 23:49 -

            Nao sei se vc sabe cara, mas humanos transam mais com intuito de adquirir prazer do que para se reproduzir, entao acho engraçado quando só falam de reprodução. Oq eu quero dizer eh: querer fazer sexo e se reproduzir são pensamentos diferentes, existem milhoes e milhoes de heteros que nao querem ter filhos, e aí? qual utilidade da opção sexual dele no universo supremo, do que vale ser hetero agora? existem muitos, mas muitos gays que querem ter. Só pq uma determinada pessoa é gay nao significa que ela nao quer se reproduzir, a ciência já proporciona dezenas de meios para casais homossexuais se reproduzirem, seja atraves da inseminação e futuramente 2 mulheres poderão se reproduzir tb apenas como manipulação de gametas.
            Nós não vivemos mais no século passado e esse seu argumento nao cola mais, se o mundo virar gay a população continua crescendo atraves da ciencia, pois é ela que molda a natureza humana de agora em diante.

          • Purple Hoplite 10/03/2017 at 23:51 -

            Essa é a típica discussão que não há vencedores. hauhauhauhauhau

          • cacá b 11/03/2017 at 14:54 -

            falou tudo,nossa é so um detalhe na historia da personagem,cada heroi tem a sua historia,e ja vira um mi mi mi,é choro,é grito,é esperneio,tpm e ataque de rage infinito nas pessoas,sem falar nos textoes filosoficos e tudo isso por causa de algo que nao muda em nada o jogo,vamos continuar jogando normalmente…

          • Helder 11/03/2017 at 01:02 -

            Fico imaginando se os animais entrassem nessa vibe de “manipulação de gametas” onde íamos parar… Extinção em massa? kkkkkkkk, ah esqueci tá cheio de animal cientista também…

            E num mundo pós apocalíptico eu queria ver as reproduções induzidas de laboratório. Quem salvaria a raça humana e os animais seriam HOMEM E MULHER, MACHO E FÊMEA.

            Mano, se você acha normal sexualizar jogos beleza tô nem aí, mas não vem pregar sua mensagem “politicamente correta” pra cima de mim não. Pode defender o que você quiser, mas não me faça engolir essa de “não cola mais” não. Normal é o fluxo da natureza, normal é a direção do Universo para continuar existindo e fim de papo. Se quiser responder sinta-se a vontade, irei ler quando der e pra mim o assunto está encerrado.

          • Helder 10/03/2017 at 22:02 -

            Só pra constar qualquer pessoa normal sabe que esse tipo de coisa é um fato consumado, pois é óbvio que não vai parar, pelo contrário, a tendência é estar em TODOS os lugares existentes da face dessa fukin Terra. Mas ainda sim seguirei adepto de que piupiu x pepeka é a ordem suprema do universo, pois é assim que a vida continua.

  3. Purple Hoplite 10/03/2017 at 16:18 - Reply

    Porque taxar esses personagens disso ou daquilo? Porque eles não podem ser simplesmente personagens? Para min a descriminalização começa quando você diz que essa personagem é lésbica, esse é autista, esse outro é negro. Trazendo para o mundo real, todos são humanos independente da raça, orientação sexual ou qualquer outra característica.

    • Helder 10/03/2017 at 18:00 - Reply

      Concordo meu caro; mas até que demorou para essa hipocrisia, essa falsa sensação de “não há barreiras” começasse invadir os vídeo games; com personagens que não passam de pixels e cada movimento seu é controlado pelo dev’s. Como não há discriminação quando o próprio criador faz questão de colocar a criatura pixelada por trás de um rótulo?

    • Randonz Moura 11/03/2017 at 15:50 - Reply

      não é bem taxar… resolveram adicionar isso no personagem dela… diferente de alguns jogos, cada personagem lá tem sua própria história (e continuam tendo a medida que vão lançando novas mini histórias), nacionalidade e traços, e isso tudo baseando-se (tirando as partes fictícas do jogo) no mundo real mesmo
      por exemplo, pegue um grupo aleatório de umas 20 pessoas ao redor do mundo, qual acha que é a chance de 100% deles serem “normais”, e qual a chance de ao menos alguns deles terem algum “distúrbio” como ser homosexual, ter algum problema físico ou neurológico e afins?

      a choradeira da geração mimimi é bem chato, mas essa choradeira quando aparece algo “anormal” em algum personagem também é demais

      • SlayerofCaltera 12/03/2017 at 00:57 - Reply

        Tipo, se desde o começo do jogo as descrições dos personagens tivessem tais informações, não teria problema nenhum, porém o que a Blizzard faz é anunciar via Twitter, passando uma ideia que isso não é normal, justamente para chamar a atenção.

        Se querem um mundo de igualdade, sem preconceitos, apenas não destaquem as diferenças, como se fossem uma anormalidade…

        • Randonz Moura 12/03/2017 at 11:50 - Reply

          é como falei no outro post lá em cima, em jogos onde os personagens tem história (e que tem novas histórias sendo lançadas com o tempo), várias coisas novas são descobertas sobre os personagens com o tempo, podendo dar aquela empolgação nova com relação a determinado personagem, coisa que não seria possível se já tivessem falado tudo no Bio original deles
          e principalmente nos tempos recentes, com a popularidade das redes sociais, até eles estão sendo utilizados para dar algum detalhe “menos importante” de personagens, a qual não seria interessante de precisar de uma nova história só para ser mostrado
          um dos casos que eu conheça que mais acontece isso, é com as personagens de Touhou… Zun que é o criador, está direto no twitter e em uma rede japonesa lá que não sei o nome… e até hoje já falou trocentas curiosidades sobre personagens, dos que lembro foi o que a marisa gosta de comer, uma marca de nascença de uma outra lá, e até coisa mais inúteis, tipo que além do poder de ajudar a atacar inimigos, os orbes yin-yang da reimu tem o poder de fazer com que ela não engorde quando come doces

  4. Krowlihan Krow 10/03/2017 at 16:47 - Reply

    Blizzard blizzando, eles querem chamar mais publico sem criar nada novo, são os mestres em vender gelo pra esquimó…

  5. SlayerofCaltera 10/03/2017 at 17:35 - Reply

    Recorrem a tudo só para chamar a atenção, é por estas e por outras que prefiro Paladins

    • Helder 10/03/2017 at 17:45 - Reply

      Mas a culpa nem é da Blizzard… Isso é culpa da hipocrisia chamada “politicamente correto”; e fala contra pra você ver; será taxado de fascista, preconceituoso, homofóbico e todo o mimimi.

      • SlayerofCaltera 10/03/2017 at 21:09 - Reply

        Verdade, já passe por isso, basta eles não ter argumento que você já vira estuprador, homofóbico, fascista e eletricista.

        • Helder 10/03/2017 at 21:43 - Reply

          eletricista kkkkkk não teve como não rir.

      • Thatone 11/03/2017 at 10:58 - Reply

        A culpa é da Blizzard por dar poder a essas pessoas, é só elas abrirem o bico que a blizz altera oq for preciso, ela abriu precedente para o choro.

  6. cacá b 11/03/2017 at 14:46 - Reply

    pessoal com mi mi mi que nao muda nada na jogabilidade,oh gente insuportavel,é so um detalhe na historia dela,cada personagem tem a sua,ou voces queriam herois pobres sem nada a acrescentar?? agora se vao ficar chorando que a tracer é lesbica ou outro é isso e aquilo nao joguem mais,simples,nao farao falta nenhuma mesmo..

    • Purple Hoplite 11/03/2017 at 15:08 - Reply

      De certo modo você está certo, é sempre bom ter personagens com histórias mais profundas. Mas esse “detalhe a mais” foi revelado agora e pelo Twitter, ou seja, a história da personagem não possuía essa informação. Ao meu ver, qualquer personagem pode ser lésbica, gay, autista, mas por que tem que rotular cada um deles? Como disserem outros usuários acima, isso é só para chamar a atenção e acaba causando mais discriminação.

      • cacá b 11/03/2017 at 19:01 - Reply

        é eu concordo,obvio que é pra chamar a atençao se nao eles ja viriam desde o lançamento com esses detalhes,mas dai o pessoal ficar nesse choro insuportavel nos comentarios,brigando,xingando por causa de um negocio que nao interfere em nada o jogo pelo amor de Deus ne…cheguei ate a ver imbecil retardado falando que nao vai mais jogar com a tracer,isso é pior do que a blizard chamando a atençao

        • Helder 11/03/2017 at 19:56 - Reply

          Exatamente aí que está a merda, sempre tem os extremistas. Eu acho desnecessário, mas nunca iria deixar de jogar ou boicotar um jogo por isso. Mas fica a pergunta: Quem é o principal responsável por isso? Primeiramente o sistema “politicamente correto” querendo nos fazer engolir essa hipocrisia, segundo a própria Blizzard e semelhantes por rotular suas criações. Jogo é pra divertir apenas.

          • cacá b 12/03/2017 at 03:05 -

            a blizard deveria se preocupar em fazer coisas pra deixar o jogo melhor,primeiramente um sistema de trocas de skins com amigos,me sinto ate mal,ja tirei duas vezes uma skin que pessoas que jogam comigo querem muito e nao conseguem ganhar,e depois mais herois novos que é que eles sabem fazer de melhor,personagens incriveis,,,

  7. Krowlihan Krow 11/03/2017 at 18:24 - Reply

    Tem que lembrar de 1 pequeno detalhe, este jogo não é grátis, quando a galera comprou o produto da Blizzard, eles falaram que iria ser assim?
    Por exemplo, se a lore d e algum personagem muda em 1 jogo free, a galera já meio que não gosta muito, agora imagina se você paga por isso, e na lore inicial de Overwatch não tinha nem uma informações sobre o que eles estão falando agora, quem concorda e aceita isso, deveria refletir um pouco em como seriam as coisas se fossem outros tipos de produtos, o pão por exemplo, você vai lá, e compra, depois de ter pago e comido, o padeira olha pra vc e fala, ah, “desculpe qualquer coisa, mas eu fiz esse pão com farinha estragada, você não se importa né? Afinal estão bons…”
    E os gays e afins deveriam se sentir ofendidos com essas mudanças só agora, pois se queriam fazer personagens gays, deveriam fazer logo de cara na lore, sem vergonha. É obvio que estão usando essa galera só pra aumentar o montante de dinheiro deles.
    Também deixo bem claro que não tenho tipo de preconceito algum com essas coisas, só não pode faltar ética.

    • Randonz Moura 11/03/2017 at 19:07 - Reply

      mudar é diferente de adicionar, se em algum momento tivessem falado que ela não tinha nada, e agora falando que tem isso, aí beleza
      em vários jogos que contenham personagens com história, e com novas história que vão adicionando com o tempo, os jogadores vão descobrindo coisas sobre os personagens, que não sabiam antes
      e… sinto dizer, mas comparar a situação do jogo com esse exemplo do pão é totalmente sem lógica

Leave A Response