Com mais de 8 milhões de contas banidas ou bloqueadas, MIR4 também parece ser um “fenômenos dos bots”

Publicado em 18/01/2022 - 09h29 por Yohan Bravo

Em diversas publicações que foram liberadas aqui no MMORPGBR, fizemos questão de destacar que o MMORPG MIR4, da Wemade, quebrou diversos recordes, no que tange ao número de jogadores se dedicando à aventura de forma simultânea. Por conta desses resultados, passei a considerar o game como um verdadeiro fenômeno da indústria. Contudo, dessa vez, resolvi chamar a atenção para outra marca fenomenal alcançada pelo jogo. Infelizmente, uma marca que não é nada positiva… bora conferir os dados?

Neste último fim de semana, por meio de um comunicado oficial, a Wemade confirmou que já baniu ou bloqueou um total de 8.052.661 contas. Na nota, há uma observação interessante que revela o motivo pelo qual essas contas foram punidas: uso de programas não autorizados e violação da política operacional. Em outras palavras, MIR4 é um fenômeno, tanto por conta do número de jogadores simultâneos, quanto pela gigantesca quantidade de bots. Lembrando que alguns dias após o natal o número de contas banidas havia chegado à marca de 7 milhões, ou seja, em poucas semanas, mais de 1 milhão de contas já foram adicionadas a esse total.

Como não poderia deixar de ser, esses números acabam dando munição para aqueles que criticam os jogos Play-To-Earn, já que esse grupo sempre faz questão de mencionar que a possibilidade de ganhar dinheiro acaba motivando as pessoas a fazerem uso de bots e outros programas para aumentar os ganhos, o que, por consequência, prejudica a experiência dos players que também querem se divertir. E é isso! MIR4 é um grande sucesso, mas também está sofrendo com infratores que seguem fazendo uso de recursos ilegais para tentar faturar mais. Aliás, a Wemade prometeu que iria combater essas ocorrências, mas os números são tão assustadores que a equipe de desenvolvimento parece não estar dando conta.

Fique por dentro das novidades! Siga a MMORPGBR no Google News e não perca nada. Clique para ficar atualizado!"

52 Comments so far. Feel free to join this conversation.

  1. LipeJobs 18/01/2022 at 09:13 - Reply

    Realmente, é bem provável que tenha uma grande quantidade bots.

  2. SorryEn 18/01/2022 at 09:51 - Reply

    Jaja os defensores de Mir4 vem passar pano..

    • Yuri 18/01/2022 at 10:20 - Reply

      Passo pano mesmo. Esses bots interferem muito menos na experiencia de jogo do que o pessoal pensa. Eles atrapalham é o pessoal que farma pra vender, pois concorrem com eles. Na parte de gameplay os bots desaparecem nos mapas que requerem 40k de poder ou mais (como por exemplo a praça 2F, o pico 3F, e toda a região das viboras em diante, pq o auto já não dá mais conta e o kra precisa jogar de fato pra sobreviver nesta áreas.

      • SorryEn 18/01/2022 at 10:39 - Reply

        Foi mais rápido dq eu pensei :v

      • João Victor de Oliveira 18/01/2022 at 14:14 - Reply

        Discordo totalmente, os bots são extremamente presentes frustrando toda a jogabilidade. Você precisa de darksteel ate pra andar com o boneco no jogo… o melhor metodo e farmando, e você precisa OU gastar 1000 reais pra ficar com um poder razoavelmente bom e alcançar objetivos rapidos sem se preocupar muito com farmar pedra. OU disputar pedra com bot invisivel imortal.

        • Mateus Caixeta 18/01/2022 at 14:27 - Reply

          Você definitivamente não sabe jogar MIR4 por isso se encontra tão indignado. Qualquer jogador de verdade do jogo não comunga da sua opinião. Mas entendo que quem tenha jogado pouco o jogo entenda dessa forma.

          • Creatides Carnjo 18/01/2022 at 20:53 -

            Eu concordo com o Mateus. Não jogo, mas conheço quem joga e totalmente FREE e tá muito, muito bem de força e farm e talz. Não gosto do jogo e nem jogo, mas sei que o que o João Victor disse tem nada com nad. Os caras “critica” o que não conhece ou por ser frustradinho mesmo, pq não sabem jogar o negocio direito.

          • Creatides Carnjo 18/01/2022 at 20:56 -

            E sim o jogo tem problemas pacas, os bots é um deles, mas não é o motivo de quem está frustradinho sem subir poder dizer que os bots são o motivo. Aprenda a jogar e depois volta para conversar

          • João Victor de Oliveira 18/01/2022 at 21:15 -

            Tive que ler seus comentários e achei de forma inacreditavel como abordou uma desculpa para defender o jogo porque “seu amigo free esta forte e talz” acho interessante a abordagem para ficar ao lado do seu “amigo free e tals” porém me desanima ter que observar alguém que não tem contato ou minima experiencia com um jogo desse ai e ainda tenta defender dizendo que os bot não tem nada haver com nada… não é questão de “”frustradinho””” até porque não jogo mais o jogo.. mas da época ( passado) que joguei infelizmente o jogo esta injogavel. Acredito que lhe falta níveis descomunais de informação sobre o jogo, ressalto que o jogo precisa de sorte também.. ou guilda forte… e se a guilda do seu amigo todo mundo é cashzado e upado? e se for “”cartel”” de guilda? se informe amigo, provavelmente a empresa recebe trilhoes nessas transações e até a própria se beneficia com os bots. E ressalto sua falta de leitura não disse que os bots são o motivo, apresentei um contra-argumento dizendo que os bots estão presentes e frustram toda a jogabilidade. LEIA.

          • Creatides Carnjo 19/01/2022 at 09:39 -

            De boas.

          • João Victor de Oliveira 18/01/2022 at 21:04 -

            Reli 4 vezes seu comentário sequer achei um argumento, apenas Argumentum ad hominem, claramente você está do meu lado. E pra sua informação… comecei no MIR4 ( Já abandonei ) assim que lançou.. acredito que grande massa dos jogadores se perderam de maneira cega a ponto de tapar os erros da empresa e do jogo, não se trata de como quando e porque jogar… se trata dos erros, estes que quando minimamente apontados e criticados uma parte da comunidade se revolta no ponto extremo. Para jogar casualmente ( presta atenção nessa palavra ) preciso gastar 500 reais ou ficar 3 dias disputando com BOT voador… (?), o sistema de guilda… (GUILDA 1,2,3,4,5,6) extremamente podre abrindo desmotivação pra qualquer jogador que queira criar uma guilda ( UMA GUILDA, LEIA, NÃO É 50 GUILDA PRA FICAR ENTUPINDO E ENTOXICANDO O SERVIDOR PRA FICAR PEGANDO SPOT DE MINÉRIO E VALLEY) o jogo está abandonado em varios pontos, inclusive eu já criei personagem do 0 pra começar em servidores recentes (nes
            se ponto da história, passado) e fui banido por HACK e basicamente foda-se
            (E eu não utilizava tais programas ).

        • Yuri 18/01/2022 at 23:20 - Reply

          Kra, Dark Steel é relativamente fácil de se conseguir no MIR4. Pra um jogador ativo, basicamente só os Dark Steel do pico e da praça eventualmente já dão conta de minha necessidade.

          Hoje eu tenho muito mais carência de gold, cobre e até essência do que de DS. A falta destes e de material tem pesado infinitamente mais do que a de DS. Então a não ser que vc esteja queimando aço no NPC e na loja de Dark Steel, pois ambos tem um péssimo custo beneficio, não consigo compreender essa dificuldade ai não.

          Na verdade, hoje eu questiono se a decisão da WEMADE de fazer do Dark Steel o item principal de farm do jogo por token foi acertada mesmo. Talvez por isso ela esteja montando o negocio da Hidra, não apenas por causa dos bots, mas pq a demanda por Dark Steel no fim não é tão grande assim.

          • João Victor de Oliveira 19/01/2022 at 00:36 -

            Quando realizei minhas ultimas jogatinas existia bots infinitos em todo tipo de praça, independente de level e poder, farmando pedra e bicho, e repito: o Darksteel é necessário até pra você andar no jogo. A dificuldade existe e está completamente presente e ainda consigo adicionar uma informação pra você: Caso realizassem a unificação da moeda no darksteel o jogo e o token seria muito mais interessante. A criação de várias moedas serve para enaltecer o token Wemix que custava nada e passou a custar 100+. O jogo infelizmente está bastante arrastado, acho incompreensível achar justificativa e desculpas para erros, porém já que estão relativamente cegos quanto ao jogo definitivamente não tem o que fazer. Draco era 8-9 Dolar, hoje é 1 bala… e outra coisa.. você não resolve uma questão problema dizendo “não entendo a dificuldade se pra mim ta tudo certo na praça”, é bem complexo.

          • Yuri 19/01/2022 at 09:27 -

            Kra continuo não entendendo seu ponto de vista. Agora, neste exato momento no SA34, estou no pico 3F minerando um aço vermelho, no quase completo vazio, não há bots aqui, na verdade não há quase ninguém aqui, eu to passando horas neste negocio fazendo gathering pq o jogo tá dando ticket de praça e pico por nada praticamente. E é como eu disse, o aço não tem sido relevante pra mim, a falta de “matos”, essencia e itens de upgrade tem sido um impeditivo muito mais do que a falta de aço. Este apenas tenho acumulado sem conseguir gastar. Inclusive estou com dificuldade até de vender as caixa dele por um bom preço pra conseguir gold.

            Mais cedo tava na praça 2F, e acho q contei 3 bots ali, que nem sobreviviam muito tempo, pq numa área full PK bot nível 40-43 é morto por qq coisa e volta pro começo dando espaço pra qualquer um.

            Sei que na praça 1F e nos vales de Bicheon a coisa é diferente, lá tem bots demais, porem um jogador de nível médio evita eles indo pra vales de nível mais alto. E volto a dizer, tanto eu, quanto membros do meu clan não sentem falta de aço, muito pelo contrário, todos acumulamos demais até, mesmo trocando tudo logo antes da update que aumentou drasticamente o custo de conversão pra Draco. O problema, como disse são outros recursos, que tem se provado muito mais escassos e muito mais consumidos do que o aço.

          • random 19/01/2022 at 11:51 -

            como estão as coisas no sa34 ? sou do sa64 e aqui estamos enfrentando o segundo monopólio

          • Yuri 19/01/2022 at 19:21 -

            Monopolizado como sempre. O mesmo clã (NoName) domina os 3 vales desde que me entendo por gente.

            A forma como a disputa pelo vale e os beneficios por possuí-lo se comportam ajuda a sustentar o clan mais forte indefinidamente. E como há muitos servidores, a maioria dos clans prefere migrar para servidores mais novos com jogadores mais fracos para ter mais chances. Então os servidores de numeração baixa são bem estáveis mesmo.

          • random 19/01/2022 at 21:35 -

            foi o que aconteceu aqui. um clã do sa22 ou algo assim veio com mais de 150 jogadores 100k+ e tomou conta tudo em questão de semanas

        • Deealt Noubeza ( ͡° ͜ʖ ͡°) 19/01/2022 at 22:47 - Reply

          OU gastar 1000 reais pra ficar com um poder razoavelmente bom e alcançar objetivos rapidos sem se preocupar muito com farmar pedra

          se for assim é melhor jogar bomb crypto.

    • random 18/01/2022 at 19:01 - Reply

      fica difícil não passar pano quando a maioria das críticas vêm de jogadores que nunca fizeram chifre de nefariox

      • SorryEn 19/01/2022 at 05:53 - Reply

        Eu já joguei esse game de qualidade duvidosa aí meu chegado, a questão do meu comentário é que se fosse outro mmo a galera estaria descendo a lenha no game masss como é o mmozin p2e aí não, ai tem que relativizar e diminuir a incidência dos bots, enfim, flw.

        • random 19/01/2022 at 11:15 - Reply

          você acabou de dizer que a galera não está descendo a lenha no game ?

          • SorryEn 19/01/2022 at 11:54 -

            Eu realmente acredito que meu comentário foi muito sucinto, não entendi seu questionamento ._. mas vamos lá, fiz apenas uma comparação citando outros jogos e que neles muitos dão hate but Mir4 sempre tem uns passando aquele pano maroto pro game só pq é mmozin p2e…Ah e só pra finalizar deixo aqui minha última resposta sobre o assunto, abraços e flw ??

          • random 19/01/2022 at 12:38 -

            parece um pouco diferente do que disse antes, mas tudo bem… só gostaria de saber quais desses jogos também são “auto” e sofrem hate por causa de bots

  3. Dearo 18/01/2022 at 10:27 - Reply

    Baniu e continua do mesmo jeito, cheio de Bots

    • Yuri 18/01/2022 at 10:40 - Reply

      Sim, isso é vdd. Não sei o quanto esses bans impactam no pessoal que usa bots. Mas a sensação geral é que são inúteis.

      • Guy Ricaf ( ͡° ͜ʖ ͡°)-☕ 18/01/2022 at 21:50 - Reply

        Sera que é inutil? Quando a massa que joga quitar do game o que sobra? player? Blade & Soul tinha mais de trinta servidores quando começou. Logo a peste dos bots chegaram e hoje jogo esta para fechar as portas do N.A.
        Deixa de ser iludido e ficar tapando sol com peneira. Va olha no site e veja que ja existe vazão de jogadores “Meus colegas ja quitaram do game e venderam tudo antes tenham prejuizos”. São comentarios em foruns relacionado ao Mir4 dos Bots.

        • Yuri 18/01/2022 at 23:41 - Reply

          Kra, não misture assim os jogos. MIR4 e B&S são bastante diferentes.

          MIR4 é um jogo de celular, tab-target consideravelmente automatizado, especialmente na parte relacionada ao farm e quests diárias e que já possui um mercado nativo de gold selling embutido que é o sistema de P2E e NFTs.

          B&S é um jogo exclusivo de PC, com uma gameplay muito mais complexa, mas uma progressão linear simples e relativamente fácil, onde o comercio por dinheiro real é proibido e os bots automatizam áreas do jogo que nunca foram projetadas para tal.

          É difícil de explicar por texto, mas a experiencia é completamente diferente em ambos. No B&S o bot é sim MUITO mais danoso do que no MIR4, simplesmente pq o impacto no B&S é muito maior do que no MIR4, onde tudo que o bot acaba fazendo na prática é uma versão um pouco melhorada do que o jogo já faz pois já é bastante automatizado.

          Pra mim o real dano dos bots no MIR é quando eles usam hacks (o que na prática é outro problema muito mais sério) para aparecer do nada e desaparecer do nada. No fim, tirando os hacks, o que a maioria dos bots faz no jogo hoje, não é muito diferente do que um jogador com 3-5 instancias do jogo pra farmar já não faz colocando no auto pra fazer as diárias, entrando na praça e nos picos em busca dos aços e deixando minerando nos picos. Com a diferença que o bot procura por ele.

          Por isso não acho que os bots sejam algo tão impactante neste jogo, acho que o que a WEMADE tem feito banindo os bots tem tido um efeito desprezível e ainda dá falsos positivos, onde banem jogadores honestos sem querem e sem conseguir distinguir direito. Na minha opinião se eles se focassem mais em dar um jeito nos hacks surtiria bem mais efeito do que estes bans pouco efetivos.

          • João Victor de Oliveira 19/01/2022 at 00:40 -

            Não é da minha conta, porém terei que discordar de você. Não se trata da comparação da jogabilidade dos jogos, e sim dos danos dos bots. Você provavelmente não conseguiu perceber porém a desvalorização e a possível saida de alguns jogadores foi decorrente da exagerada quantidade de bot, e os bans aleatórios. Não realizaram um ban certo por incompetencia e falta de vontade.. já que como disse em outro comentario eles ganham encima de transações, e os bots geram o token infinitamente… aplaudir o estado atual do jogo é se contentar com o mínimo e concordar com o descaso da empresa.

          • Yuri 19/01/2022 at 19:15 -

            Eu já não acho que a desvalorização foi causada pelos bots não. Porem não nego que eles tem influencia nela.

            A mais provável causa da desvalorização foi primei a bolha dos 10 dolares que teve logo no começo, que fez muita gente pensar que o Draco valia mais do que realmente valia. E a segunda foi o excesso de oferta de aço negro depois que essa bolha estourou. Isso jogou o preço para baixo.

            Eu não culpo os bots, pq mesmo que eles não existissem, os jogadores que usam bots não deixariam de farmar, só que ao invés de usar bots, eles iriam é arrumar um jeito de deixar um zilhão de janelas do jogo abertas, farmando aço do mesmo jeito.
            OK, sem os bots o impacto seria um pouco menor pq daria mais trabalho, mas não acho que seria significativo. Pq como disse teria gente abrindo 300 emuladores de android colocando os personagens pra ficar minerando cada canto dos vales do mesmo jeito, não teria pedra sobrando do mesmo jeito, logo a injeção de aço seria alta demais do mesmo jeito.

            O problema principal do mir pra mim não foram os bots, são os hacks de teleporte, e o acesso muito fácil ao aço negro. Tanto que esse é um dos motivos que eles estão criando a hidra, pra justamente tentar compensar isso e ao mesmo tempo isso irá afetar os bots (até eles se adaptarem).

          • Rafael Cruz 19/01/2022 at 07:51 -

            Nem acredito que eu vivi o bastante pra ver gente relativizar o impacto de infestação de bots em jogos kkkkkkkk, olhando assim, nem parece q odiar bots era unanimidade entre os players há alguns anos atrás

          • Yuri 19/01/2022 at 09:51 -

            Pior é que é! Mas a culpa da relativização aqui é basicamente por causa do autoplay!

            Quanto mais automático é um jogo, menor o impacto dos bots nele, simplesmente porque ambos acabam fazendo as mesmas coisas, com o mesmo grau de eficiência.

            Na verdade esse foi o caminho que muitas empresas de jogos, especialmente pra mobile, escolheram para “combater” o uso dos bots, foi simplesmente ir automatizando o jogo todo. Eles seguiram a lógica de que se o povo joga de bot, então há demanda.

            E o velho “se não pode vence-los una-se a eles”.

            Obvio que isso piora a qualidade de gameplay dos jogos, por isso preferiria muito mais que o jogo não tivesse nenhum auto. Porem não dá pra negar que num jogo altamente automatizado, a eficiência dos bots fica relativizada. A principal diferença por exemplo num MIR4 de um bot upar, sobre um jogador upar é basicamente que o kra sem bot fica clicando no botão das quests, enquanto o bot faz isso sozinho. Mas ambos possuem um grau de eficiência similar, na verdade um jogador dedicado é até mais eficiente, pq ele para pra fazer melhorias no personagem, que o bot é incapaz de fazer.

          • Rafael Cruz 19/01/2022 at 10:20 -

            “se não pode vence-los una-se a eles”. caso não houvessem outras opções mas nesse caso, “Pagando Bem, Que Mal Tem?” é mais adequado.

          • Yuri 19/01/2022 at 11:05 -

            É por ai mesmo, até que quem sabe apareçam jogos melhores que pagem também.

  4. Tagaruga Ninja 18/01/2022 at 07:38 - Reply

    “Parece ser” kkkkk

  5. Gigim Hannow 18/01/2022 at 12:45 - Reply

    É engraçado que nesse jogo vc só tem NPC e BOT hehehehe, é um jogo pra máquinas jogarem

    • Vinicius Maier 19/01/2022 at 02:03 - Reply

      Sim mano, eu não entendo pessoas jogarem esse jogo, tem tanta coisa boa free e os cara vai jogar isso ai…E ainda tem gente que acha o jogo “bom”, por favor né, o troço é pior que aqueles League of Angels da vida ahhahaah

      • Yuri 19/01/2022 at 09:37 - Reply

        O jogo não é ruim e diferente de que muita gente pensa as mecânicas de P2E deixam até mais interessante pois tornavam a disputa pelo recurso que dava dinheiro no jogo (o Aço Negro) bem disputadas causando muito PvP e um grande estimilo por domínio de territórios e progressão no jogo.

        Porem de fato poderia ser muito melhor, ele é um jogo que tinha muito espaço pra melhorar.

      • Gigim Hannow 19/01/2022 at 15:00 - Reply

        é a premissa de ganhar dinheiro

      • Deealt Noubeza ( ͡° ͜ʖ ͡°) 19/01/2022 at 22:45 - Reply

        Pelo menos league of angels tem uns faróis bonitinhos… ( ͡° ͜ʖ ͡°)

  6. Yuri 18/01/2022 at 10:16 - Reply

    Como alguém tinha dito. Já fazem bots quando o jogo não dá nada, quando o jogo dá ai é que chove mesmo.

    • Antonio Herton 18/01/2022 at 22:06 - Reply

      Se tiver um scam dentro do jogo igual era no jogo conquer 2.0 logo esses bots não existiram mais dentro do jogo.

  7. Spini Splendi 18/01/2022 at 21:07 - Reply

    bot só atrapalha Zé minerador mesmo, quem esta jogando o game de verdade, nao muda nada

    • Guy Ricaf ( ͡° ͜ʖ ͡°)-☕ 18/01/2022 at 21:56 - Reply

      Tu vai ter uma visão diferente quando mercado for regido com farme dos bots, fora a audacia que eles começam anunciar em tudo que e chat ate começar te enviar e-mail de compra de golds kkk substima os bots. Isso incomoda de mais quem joga.

  8. Antonio Herton 18/01/2022 at 21:53 - Reply

    Tenho uma conta que foi suspensa durante 10 anos, sendo que nunca usei bot ou cheats, sempre joguei de forma justa, mas mesmo eles nunca reativaram minha conta já até larguei o jogo de mão.

  9. Antonio Herton 18/01/2022 at 21:55 - Reply

    Esse jogo era para ter GM dentro do jogo para fazer scam nos servidores para fazer o banimento de quem tiver jogando de maneira inrregular dentro do jogo.

  10. Yuri 19/01/2022 at 14:29 - Reply

    Rapaz, então deve ser tudo macaco na asia tmb né…

    É cada uma…

    • Henrique Pereira 19/01/2022 at 14:45 - Reply

      é coisa de quem não tem o que fazer. Jogos são passatempo, não emprego.

      Vão trabalhar

      • random 19/01/2022 at 18:32 - Reply

        ganhar dinheiro no mir4 tá difícil viu…

        • Yuri 19/01/2022 at 19:22 - Reply

          Sim, já foi a época, hoje a melhor forma de ganhar alguma coisa é vender char. Mas ainda assim é dificil dizer que o tempo dedicado compensa. A esperança é que a Hidra empaque e melhore as coisas. Mas acho que o MIR vai render direto mais não. Agora é esperar o próximo jogo.

  11. Yuri 19/01/2022 at 14:29 - Reply

    Rapaz, então deve ser tudo macaco na asia tmb né…

    É cada uma…

  12. Anti-Nerd 19/01/2022 at 20:01 - Reply

    Quando dava bastante dinheiro eu jogava essa merd4, hoje já vendi minha conta, jogo limitadissimo, tu pega tem que fazer todo dia o mesmo conteudo, no lvl 50-60-70-80-90 infinito…Praça, Pico, As mesmas DGs, final de semana a mesma coisa kkkk só muda o lvl dos mobs nada mais, não tem arvore de skills, não tem muita build pro personagem, jogo preguiçoso, extremamente pay to win, quem joga é pq ou não tem um pc jogar algo melhor, pq qualquer MMO ta a mil anos luz na frente do mir, ou pq colocou muito cash e domina o server e não quer largar o osso

  13. Deealt Noubeza ( ͡° ͜ʖ ͡°) 19/01/2022 at 22:49 - Reply

    eu entendi a referência.

Leave A Response