Análise: Cabal 2

Publicado em 13/07/2015 - 21h54 por

Depois de 3 anos do lançamento na Coréia do Sul e muita espera, “Cabal 2“, a sequência de um dos MMORPGs mais populares do mundo e febre no Brasil, finalmente chegou ao Ocidente. Quando foi lançado, “Cabal Online” fez bastante sucesso por usar o sistema de combate com combos em um período em que a maioria dos MMORPGs contavam com o sistema de combate de Auto Attack, mas os tempos mudaram e desde então vários MMORPGs foram surgindo, inclusive MMOs de ação com combates mais elaborados. Com “Cabal 2”, no entanto, a ESTSoft optou mais pela evolução do que inovação.

Como tudo começa

“Cabal 2” se passa no mundo de Ektensia, onde crianças com poderes sobrenaturais começaram à desaparecer. Os jogadores assumem o papel de um mercenário em uma missão para encontrar sua desaparecida irmã, que de alguma forma tem relação com os acontecimentos misteriosos. Tendo sido desenvolvido usando a Unreal Engine 3, posso afirmar que visualmente o game me agradou, principalmente os efeitos nas habilidades dos personagens, poderia ser melhor, mas devemos levar em conta que o MMORPG foi lançado em 2012 na Coréia do Sul e só agora chegou no Ocidente.

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Há 6 classes, que com exceção do Priest (trocada pelo Blader) aparecem também no primeiro game. As classes seguem o modelo tradicional visto em vários MMORPGs: o Warrior é o DPS corpo a corpo, o Wizard e o Force Acher as classes DPS de longa distância, o Priest é o suporte, e o Force Shielder é o tank. A única classe um pouco diferente é o Force Blader, que pode desferir tanto ataques corpo a corpo quanto em média distância. A tela de criação de personagens não é muito robusta, mas oferece boas opções de customização, incluindo barras de rolagem permitindo que o jogador mude o aspecto de várias partes do corpo dos personagens.

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As aventuras em “Cabal 2” iniciam como qualquer outro MMORPG tradicional. O jogador precisa realizar várias quests genéricas do tipo “mate 3 montros e volte aqui”, o ponto positivo é que a maioria dessas missões tem alguma relação com a  história principal. Vale notar que o game não é totalmente em mundo aberto, os jogadores precisam realizar quests e completar uma dugeon para ter acesso a novas áreas, o que pode não agradar aqueles jogadores que prezam pela liberdade.

Combos e mais combos

“Cabal 2” continua com o mesmo sistema de combate de seu antecessor, fluido, cheio de combos e com efeitos visuais bonitos, a diferença é que agora os combos são ativados de forma automática, não havendo necessidade de apertar uma tecla como se avisasse que o jogador estaria iniciando os tais combos, o que sem dúvida melhorou bastante a jogabilidade. O sistema de combate, que funciona totalmente com uso das teclas do teclado, poderia ser o grande diferencial do MMORPG, no entanto, os combos desferidos não tem grande influência no combate, por exemplo, o jogador pode ficar usando seguidamente sua habilidade mais poderosa, sem ativar qualquer combo, e mesmo assim matar o monstro sem dificuldades.

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Para quem curte PvP, “Cabal 2” oferece um modo convencional de desafiar outros jogadores ( o famoso x1), mas também conta com os Battlefields, que são basicamente um mapas com elementos de jogos MOBA (com a presença de minions, torres e núcleo). Por enquanto há apenas dois mapas;  Forgotten Desert Temple (18v18) e Maelstrom Castle (6v6).

Impressões finais

As minhas 4 horas jogando “Cabal 2”, resumissem à duas palavras; chato e entediante. Até onde joguei (nível 12) passei por dezenas de quests repetitivas, e só isso. O sistema de combate por combos pareceu divertido no começo, mas à medida que o tempo foi passando percebi que o uso dos combos não tinha uma influência real nos combates, e acabava apenas apertando sem ordem alguma as teclas do meu teclado. Como dito no começo da análise, a ESTSoft resolveu optar pela evolução ao invés da inovação, “Cabal 2” não traz nada de novo.

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6 /10

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8 Comments so far. Feel free to join this conversation.

  1. MogHunter 13/07/2015 at 22:30 - Reply

    Realmente foi decepcionante. Eu esperava algo novo mas me pareceu o Cabal 1 com gráficos reformulados, só isso. E ainda assim prefiro o Cabal 1.

  2. igorcyber 13/07/2015 at 23:29 - Reply

    jogo bonitinho, mas não ví nada chamativo nele, apesar de ter se juntado com a Lunáticos pra jogar com a galera eu ainda não tive uma boa impressão, ele ainda possui uma jogabilidade ” antiquada ” para o que o mercado atualmente tende, como black desert,Tera, estilos rápidos e action, o gráfico do jogo mesmo utilizando a cryengine 3 eu só ví o desempenho dela nos efeitos das skills, fora isso o gráfico do jogo é o que se pode dizer de comum, possui sistemas simples de quest e repetitivas geralmente,o jogo te entrega muita coisa  onde em outros jogos geralmente te entregam só no meio ou no fim do jogo como montarias,habilidades fodonas (lv 7 o mago libera um tipo de geiser de fogo) e uma vestimenta que não dá a impressão que é uma vestimenta de alto nível, então, pelo menos na minha opnião é um jogo bem genêrico que possui um nome de peso, igual ragnarok 2, o jogo não é ”ruim” mas ele não chega a ser o que foi o primeiro Cabal

  3. Márlon Vieira 14/07/2015 at 19:19 - Reply

    igorcyber Verdade, no Cabal 2 já te entregam um montaria no começo de jogo e habilidades fodonas, e acaba tirando qualquer vontade de continuar upando. Diferente de outros MMORPGs que você tem que lutar pra conseguir a primeira montaria ou o primeiro equipamento top.
    A minha meta pra fazer a análise era chegar no nível 20 primeiro, mas não consegui, me dava dor de cabeça de tanta quest repetitiva e nada de novidade. Simplesmente desisti.

  4. Márlon Vieira 14/07/2015 at 19:20 - Reply

    MogHunter Sim, é basicamente uma reformulação do primeiro. Ainda assim prefiro o Cabal 1.

  5. LucasAugusto2 21/07/2015 at 15:10 - Reply

    Não consegui jogar 5 minutos.

  6. Khael 23/07/2015 at 05:18 - Reply

    Jogo Coreano quase 90% deles são assim. Grind insano…Quem ainda reclama do grind em jogo Coreano ou começou a jogar mmo ontem ou passou a vida jogando tibia.

  7. Alyson 28/10/2015 at 10:22 - Reply

    quando será lançado um servidor brasileiro?

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