A história do MMORPG asiático que teve seus servidores encerrados de forma trágica após escândalo envolvendo o coronavírus

Publicado em 06/04/2020 - 12h45 por Márlon Vieira

No dia 4 de abril, o governo chinês decretou dia de luto nacional e que todos os programas de entretenimento, incluindo games online e MMORPGs, deveriam ser fechados temporariamente como forma de respeito e para homenagear as vítimas do Covid-19 e o Dr. Li Wenliang, que tentou alertar sobre a doença mas foi orientado pela polícia chinesa a “parar de fazer comentários falsos”

Como definido pelo governo chinês, a maioria dos games online ficaram indisponíveis no dia 4 de abril, incluindo a versão chinesa de JX3 Online. Acontece que a versão taiwanesa do game, publicada pela Wanin, não obedeceu à recomendação. A Kingsoft, desenvolvedora do game, que por sinal é chinesa, exigiu o fechamento temporário dos servidores de JX3 Online taiwanês, mas a publisher apenas deixou o game offline por apenas algumas horas e os players tiveram acesso ao game no mesmo dia.  Para quem não sabe, a China considera Taiwan sua província, exercendo poder sobre o país — as relações entre os países não são das melhores.

Com os jogadores taiwaneses de volta ao jogo, eles começaram a discutir no chat principal sobre o coronavírus, o governo chinês e sua hipocrisia, de primeiro condenar o Dr. Li Wenliang e depois chamá-lo de herói nacional. A Kingsoft, observando isso, exigiu que a publisher Waning intervisse, mas sem sucesso. Com a negativa da Wanin, a própria desenvolvedora desligou o chat do servidor taiwanês e puniu os jogadores que falavam mal da China com uma série de proibições pelo período de 10 anos. 

A publisher taiwanesa também não deixou barato, retirou as punições de seus jogadores e emitiu um comunicado: “Protegeremos nossos jogadores. Não permitiremos restrições à liberdade de expressão em Taiwan. Não hesitaremos em rescindir o contrato e encerrar a cooperação com a desenvolvedora chinesa”.

E foi justamente isso que aconteceu. Horas depois, a Wanin anunciou o encerrado dos servidores taiwaneses de JX3 Online. A decisão não foi lamentada pelos jogadores, pelo contrário, a publisher Wanin foi saudada como heroina pelos players, que informaram que vão apoiar os próximos projetos da empresa. 

Alerta de oferta!
  • Notebook Gamer Asus Tuf Gaming F15 com um poderoso processador Intel Core i7, 16GB de RAM e placa de vídeo RTX 3050, por apenas R$ 6.071 à vista no pix. Não perca tempo, pois essa oferta é por tempo limitado e os estoques podem acabar rapidamente. Além disso, a entrega é gratuita para assinantes do Amazon Prime. Acesse agora e garanta o seu!

Fique por dentro das novidades! Siga a MMORPGBR no Google News e não perca nada. Clique para ficar atualizado!"

Leave A Response